Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Raimundo Colombo assina convênio...

Raimundo Colombo assina convênio para conservação de mananciais no Estado

O governador Raimundo Colombo assinou na tarde desta terça-feira, 23, no Centro Administrativo, em Florianópolis, convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC (Aresc) visando o desenvolvimento do Programa Produtor de Água em Santa Catarina, voltada propriedades rurais.

Participaram do ato o presidente da ANA, Vicente Andreu; o presidente Aresc, Reno Caramori; o secretário da SDS, Carlos Chiodini e o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Carlos Vidal.


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

>>> Mais imagens na galeria

“O Sul tem suas características como, água em abundância e chuvas regulares, mas mesmo assim sentimos impactos pela falta de água. Precisamos trabalhar a conscientização que, de fato, é uma missão importante e não tenho dúvida que vai dar certo”, destacou Colombo.

O programa envolve assistência técnica para ajudar a capacitar equipes e preparar o produtor rural para que ele possa manter sua propriedade rural adequada, sustentável, para produção de água em qualidade e quantidade. As cidades que consomem essa água vão pagar um pequeno valor para poder remunerar o proprietário rural para que ele possa fazer tudo que é necessário na sua propriedade tendo produção sustentável e ao mesmo tempo água.

“Uma missão importante com o objetivo de programar algo para o futuro e oferecer para a sociedade um produto que é muito importante, a água. O Programa Produtor de Água da Ana é essencial nesse processo”, destacou o presidente da Aresc, Reno Caramori.

Segundo o secretário Chiodini, o trabalho é muito bem formulado e que com certeza dá certo. “Temos a necessidade de implantar o Pagamento por Serviços Ambientais. Um modelo em que as pessoas têm vontade de aderir e que vai trazer muitos benefícios para todos nós”.

Estudos preliminares indicam o início do projeto na bacia do Rio Cubatão do sul, começando pelo afluente Caldas do Norte, envolvendo os municípios de Águas Mornas, São Pedro de Alcântara e Santo Amaro da Imperatriz. Para o futuro estão previstas as bacias hidrográficas em Santa Catarina, como forma preventiva da reservação hídrica, para que o Estado não passe por dificuldades no abastecimento de água.

“Esse é um evento que tem abrangência nacional, mas precisamos ter o apoio especial dos produtores rurais, pois sem eles fica difícil a realização. Temos como peça principal a credibilidade, transformando algo negativo em positivo”, destacou o presidente da ANA, Vicente Andreu.

Para Andreu, o fundamental é o produtor ter o que chamam de Pagamento por Serviços Ambientais. “Além de produzir será também um bom produtor de água”.

Produtor de Água

O Produtor de Água é uma iniciativa da ANA para a redução da erosão e do assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa, de adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro à execução de ações de conservação da água e do solo, como, por exemplo, a construção de terraços e bacias de infiltração, a readequação de estradas vicinais, a recuperação e proteção de nascentes, o reflorestamento de áreas de proteção permanente e reserva legal e o saneamento ambiental.

A concessão dos incentivos ocorre somente após a implantação, parcial ou total, das ações e práticas conservacionistas previamente contratadas e os valores a serem pagos são calculados de acordo com os resultados: abatimento da erosão e da sedimentação, redução da poluição difusa e aumento da infiltração de água no solo.

Caso inédito em Santa Catarina

A celebração do acordo consolida um caso inédito no Estado, onde a Aresc autoriza a companhia de serviços de seus municípios conveniados a incluir os custos de incentivo na tarifa de água.

Esse processo iniciou com a antecessora da Aresc, a extinta Agesan, que  autorizou a Companhia Municipal Emasa a incluir tais custos na tarifa de água no projeto piloto Produtor de Água da bacia do Rio Camboriú, desenvolvido pela companhia e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support