Raimundo Colombo abre oficialmente a 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais
O governador Raimundo Colombo participou nesta quinta-feira, 5, da cerimônia de abertura da 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o evento debate o papel de cada Estado na divulgação e relacionamento internacional, discutindo e fortalecendo a paradiplomacia. Também participaram da abertura o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira e 12 governantes representantes de estados brasileiros.
“Santa Catarina tem um histórico de integração cultural, econômica, social e institucional com diversos países. A busca dessa integração, a abertura de portas e o maior convívio é de fato um grande avanço para nós. Sabemos que a diplomacia e as relações do Brasil estão muito concentradas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Por isso, temos que integrar SC ao resto do Brasil, fazer com que seja mais conhecida e que isso aumente as nossas relações em todos os cantos do mundo”, disse Colombo.
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
Colombo falou também sobre a medalha Luiz Henrique da Silveira que será entregue na noite desta quinta-feira, 5, ainda durante o evento. “Essa honraria fortalece, promove e cria os mecanismos para ampliar as nossas relações. Faz um profundo reconhecimento àquele que foi um caixeiro viajante e um apresentador de Santa Catarina em todos os lugares do mundo. O Luiz Henrique era uma pessoa muito querida, especial e em muitos campos ele era uma referência para nós. A medalha é uma oportunidade de promovermos aquele que fez tanto pelo Estado e em seu nome continuar um trabalho de aproximação e desenvolvimento”.
Durante a conferência, também é promovido o 1º Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais, que visa discutir a constituição do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de relações internacionais. Será formatada a Carta de Florianópolis, que marcará a criação do Conselho.
Para o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, os encontros marcarão o novo momento das relações internacionais de Santa Catarina. “Nosso maior objetivo é o desenvolvimento do país e, durante o encontro, teremos a grande oportunidade de discutir o papel dos estados federados nas relações internacionais. Santa Catarina dará uma importante contribuição ao debate. Sempre colhemos bons frutos com a nossa atuação internacional, a exemplo da BMW, em Araquari, o Teatro Bolshoi, em Joinville, e o encontro Econômico Brasil Alemanha”, afirmou.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC