Quase 12 mil estudantes da rede estadual da região de Canoinhas retornam às aulas
As 23 escolas estaduais que compõem a Regional Canoinhas, receberam na primeira semana de retorno às aulas, 11.970 alunos no ensino regular. As novidades deste ano passam pelas diferentes grandes áreas educacionais: pedagógica, gestão e infraestrutura.
O carro-chefe deste ano letivo é o ensino médio integral ofertado em 16 escolas, incluindo a Escola de Educação Básica (EEB) Almirante Barroso, de Canoinhas. Este programa começou a ser desenvolvido nesta semana, tendo o estudante como protagonista, como agentes de transformação convidado a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos. “É uma proposta diferenciada e que nossa escola tem orgulho de ter sido escolhida. Já na próxima semana teremos uma palestra para nossos alunos da equipe do Instituto Ayrton Senna”, destaca o diretor Pedro Penteado do Prado.
No ensino médio integral as disciplinas tradicionais são integradas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Outro diferencial são os núcleos de projetos, nos quais os alunos trabalham voltados a planejar seu futuro, melhorar a realidade em que vivem, pesquisas e estudar. Quem também ganha com este novo modelo são os gestores e professores, que recebem formação para aprimorar suas práticas pedagógicas e de gestão.
Avaliação
Neste ano outra novidade é o novo modelo de avaliação do processo ensino-aprendizagem. A recuperação passa a ser paralela e em qualquer tempo durante o ano letivo. Para isso, a escola oferecerá novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente por parte do aluno. A aprovação também muda e se dará a partir da média anual igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas.
Na gestão escolar, em 2017 todos os gestores serão avaliados. Esta avaliação faz parte das ações da Secretaria de Educação em observação ao cumprimento do plano proposto, alinhado com o Projeto Político Pedagógico da escola. O objetivo será detectar as fragilidades e aperfeiçoar a gestão dos diretores.
Alimentação escolar
A alimentação também interfere no desenvolvimento educacional. O Governo do Estado aumentou a compra da agricultura familiar, que este ano terá um investimento de mais de R$ 18 milhões, com 25 cooperativas familiares já habilitadas para fornecer mensalmente os produtos conforme o cardápio das escolas catarinenses. “Os alunos da rede estadual de ensino de nossa região e todo estado estão tendo uma alimentação mais saudável, e que condizem as necessidades nutricionais dos estudantes, além de fomentar os pequenos agricultores”, destaca o supervisor de articulação com os municípios da gerência de Educação, Quintino Everton Jungles.
Número de alunos matriculados no ensino regular da rede estadual de ensino, nos seis municípios que compõem a ADR Canoinhas:
Bela Vista do Toldo: 199 alunos matriculados
Canoinhas: 5224 alunos matriculados
Irineópolis: 674 alunos matriculados
Major Vieira: 613 alunos matriculados
Porto União: 3798 alunos matriculados
Três Barras: 1468 alunos matriculados
Total de alunos: 11.970
{article Sérgio Teixeira da Silva – ADR de Canoinhas}{text}{/article}