Quarta-feira com chuva e queda na temperatura no final do dia em todas as regiões de SC
Nesta quarta-feira, 6, uma frente fria passa por Santa Catarina, provocando a mudança no tempo. Há previsão de chuva e descarga elétrica (raios) em todas as regiões. Segundo o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, também há risco de temporais, com rajadas de vento forte, podendo superar os 60km/h principalmente no Oeste e Meio-Oeste, e acima de 80 km/h na Serra.
Na tarde e noite de quarta-feira e durante a quinta-feira, a temperatura declina acentuadamente no Estado, com formação de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, onde a temperatura fica próxima de 0°C na madrugada e amanhecer, devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco.
Cuidados com temporais
Durante temporais e ventos fortes, alguns cuidados são necessários para evitar acidentes que possam causar ferimentos nas pessoas.
O diretor de Prevenção da Defesa Civil do Estado, major Fabiano de Souza, informou que as descargas elétricas têm um potencial de causar ferimentos gravíssimos, por isso, é necessário que as pessoas não fiquem ao ar livre, em campo ou praia, por exemplo. Outros cuidados também são essenciais, como não ficar embaixo de árvores, em pontos altos que possa receber a descarga e não utilizar equipamentos que estejam ligados à eletricidade.
“E no caso de ventos fortes, é preciso buscar abrigo em local seguro e ficar afastado de estruturas que possam ser arremessadas, como placas de trânsito e outdoors. Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199”, explicou Fabiano de Souza.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006