Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Quarta-feira, 28, é o...

Quarta-feira, 28, é o Dia Nacional de Referência do Censo Escolar

Nesta quarta-feira, 28, será a data de referência do Censo Escolar da Educação Básica de 2014, conforme determina a Portaria Nº 264, de 26 de março de 2007. O Censo Escolar é uma pesquisa realizada anualmente com o objetivo de verificar dados e informações sobre estabelecimentos públicos e privados de Educação Básica do país. A pesquisa é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e para sua execução conta parceria da Secretaria de Estado de Educação e das Gerências de Educação das SDRs.

A coordenadora regional do Censo Escolar na SDR Maravilha, Juciane Dreifke, destaca que através do Censo Escolar são coletados dados sobre a estrutura e atendimento de etapas e modalidades das escolas, turmas, alunos e docentes. “Os dados são informados pelos estabelecimentos de ensino via Internet, por meio do sistema Educacenso, os quais devem ser baseados nos registros administrativos e acadêmicos de cada escola, tendo a última quarta-feira do mês maio como data de referência”, explica.

O censo escolar, tendo como base os dados individualizados dos alunos e dos docentes, possibilita o diagnóstico da trajetória de estudo dos alunos, com informações das escolas que frequentaram e o rendimento e desempenho na Prova Brasil, Saeb. Dos docentes é possível identificar em quais escolas atuam, o número de funções docentes que exercem, a carga horária que trabalham, a necessidade de professores em cada área e a necessidade de adequação da formação às disciplinas que ministram, entre outros. Portanto, os dados coletados através da pesquisa subsidiam a elaboração de análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do país, bem como a definição e monitoramento das políticas públicas que promovam um ensino de qualidade.

É por meio dessas informações, que o Ministério da Educação (MEC) determina os coeficientes para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que gerencia programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional do Transporte Escolar (PNATE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Mais Educação, entre outros. É importante destacar, que os dados coletados também são utilizados por pesquisadores, especialistas do Brasil e de outros países, bem como para organismos internacionais.

Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do MEC.

{article Carla da Silva Trentin – SDR Maravilha}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support