Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Qualificação envolve mais de...

Qualificação envolve mais de 230 profissionais de saúde


Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

Para ampliar e qualificar profissionais de saúde em relação a animais peçonhentos as Agências de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Braço do Norte e Laguna realizaram palestras com profissionais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina (Dive) e do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina. O encontro foi no espaço integrado de artes da Unisul na tarde desta quarta-feira, 21.

“A participação destes profissionais tem um objetivo central que é atender ainda melhor a população que por ventura possa precisar de atendimento específico em relação a animais peçonhentos”, destaca o gerente regional de saúde da ADR de Tubarão, Everson Barbosa Martins. De acordo com a bióloga e coordenadora de zoonoses da regional de saúde em Tubarão, Sabrina Fernandes, a época do verão é propícia para o aparecimento desses animais.

“De novembro a abril aumenta muito os acidentes por animais peçonhentos. No ano passado, na região tivemos 266 casos, sendo que um pouco mais de 50% foi acidente com aranhas, 14% com serpentes e com uma menor frequência abelhas”, afirma Sabrina.

A orientação para as pessoas é que assim que ocorrer um acidente com um desses animais, serpentes, aranhas, escorpiões, biras ou lagartas, alguns sapos, tipos de peixe, deve imediatamente ir para a unidade de saúde, é importante salientar que se for possível, com segurança, levar o animal junto vai agilizar e facilitar o atendimento.

“O encontro foi voltado para os profissionais que podem receber essas pessoas com acidentes, mas a população deve se prevenir, não tocar em nenhum animal, porque a princípio não se sabe se esse animal é peçonhento. Ter cuidados básicos em casa como não acumular entulho, terrenos sempre com o mato ou grama cortados”, ressalta a bióloga Sabrina Fernandes.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support