Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Qualidade dos alimentos é...

Qualidade dos alimentos é tema de workshop da Cidasc em São Miguel do Oeste

 
Fotos: Gisele Vizzotto / ADR São Miguel do Oeste

A identificação da origem dos alimentos in natura é uma tendência crescente para a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Com isso, foi realizado nesta terça-feira, 27, em São Miguel do Oeste, o workshop e-Origem, promovido em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e as Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S/A (Ceasa). Produtores, supermercadistas, distribuidores e demais profissionais, além de estudantes e interessados, estiveram reunidos no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O e-Origem surgiu em 2017 para que os consumidores possam saber a origem de frutas, verduras e legumes cultivados em solo catarinense, além de dados sobre o uso de agrotóxicos. O gestor estadual do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, Ricardo Miotto Ternus, explica que o monitoramento dos resíduos não autorizados em alimentos começou em 2005 e foi fortalecido em 2012. “Em 2013, tínhamos uma média de mais de 30% das amostras com inconformidades. Hoje, já diminuímos pela metade esse valor e, com o Programa, o objetivo é diminuir ainda mais”, disse.

joomplu:35967

Com um registro online no Sistema da Cidasc, que o próprio produtor realiza, é possível ter toda a movimentação dos vegetais e frutas ao longo de toda a cadeia produtiva, desde o produtor até o comércio. Esse banco de dados irá gerar uma etiqueta que deve ser colada na embalagem.

O maior objetivo destas ações de monitoramento e fiscalização é identificar onde está ocorrendo o uso inadequado de agrotóxicos. “Em conjunto com a investigação, poderemos apurar as responsabilidades e adotar estratégias educativas, reduzindo o risco que o mau uso de agrotóxicos impõem à sociedade”, frisa o gerente da Cidasc de São Miguel do Oeste, Claudio Trombetta.

 “As pessoas estão cada vez mais preocupadas em saber o que estão comendo. Uma questão que antes não era tão forte. A fiscalização, por meio da Cidasc, é importante, pois conhecer a origem do produto nos traz a garantia do alimento que estão colocando em nossas mesas”, afirma o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli.


Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail:
imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support