Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Livro destaca cinquentenário da...

Livro destaca cinquentenário da Udesc Joinville

Será lançado na próxima terça-feira, 8, às 9h, na sede da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), em Joinville, o livro Udesc Joinville 50 anos de história. A obra, organizada pela professora Jurema Iara Reis Belli e pelos servidores Marilena Manske e Sergio Sestrem, tem 238 páginas em formato especial.

A obra destaca a criação, implantação e consolidação da antiga Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ) em meados dos anos 1960 até se tornar o maior centro de ensino da Udesc.

A publicação resgata histórias curiosas dos bastidores da criação da faculdade, dos cursos, depoimentos de professores, técnicos e alunos, que ajudaram no desenvolvimento da instituição.

Nascida para contribuir com a formação de engenheiros, atualmente o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) oferece nove cursos de graduação, dez mestrados e dois doutorados, além de ampla atuação nas áreas de Pesquisa e Extensão.

O livro é uma iniciativa que tem por objetivo deixar um registro desta etapa tão importante para a universidade e para Joinville. “A história da Udesc Joinville é tão rica, que se confunde com a história da cidade”, destaca o servidor Sergio Sestrem, um dos organizadores da publicação.

Para a servidora Marilena Manske, realizar o trabalho de pesquisa contribuiu para conhecer melhor as pessoas responsáveis pela consolidação da universidade. “A Udesc Joinville tem uma história muito rica. Há muito ainda a ser pesquisado. Tentamos compilar os principais acontecimentos”, afirma a servidora.

Para a professora Jurema Iara Reis Belli, o livro é um recorte de meio século de fatos importantes para o ensino superior no município, no qual surgirão outras histórias. “Este trabalho foi apenas um início. É uma história que pode gerar muitas outras publicações”, diz Jurema.

O atual vice-reitor da Udesc, idealizador do livro enquanto diretor-geral do centro de 2012 a 2015, Leandro Zvirtes, reforça a importância do trabalho de ex-diretores, professores, técnicos e alunos na consolidação do padrão de qualidade conquistado pelo CCT.

“Atualmente, os índices conquistados pela Udesc Joinville atestam a qualidade de ensino oferecido pelo Centro. Isso é fruto de um trabalho conjunto de todos”, cita o vice-reitor, que projeta um novo ciclo de desenvolvimento para o CCT com a construção do prédio multidisciplinar (com mais de 8 mil metros quadrados) e utilização de uma área anexa ao campus cedida pelo município.

Mais informações podem ser obtidas por meio da página do livro no Facebook