Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Publicação apresenta cenários para...

Publicação apresenta cenários para a educação em 2032

Como será a educação brasileira nos próximos 17 anos? O que deve ser feito para construir o futuro que desejamos? Em um contexto de pós-aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), diferentes profissionais ligados à educação se reuniram para criar um documento reflexivo que apresenta Cenários Transformadores para a Educação Básica no Brasil.

 

Sem a pretensão de trazer previsões ou expressar desejos, o documento mostra quatro possíveis caminhos para a educação em 2032, ano que marca o centenário do manifesto dos pioneiros da educação nova.

Para a construção dos cenários, foram ouvidos 71 representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, governos, formadores de opinião, organizações internacionais, institutos e fundações empresariais, sindicatos, professores, gestores, pais, estudantes e acadêmicos. Também foram realizadas três oficinas presenciais com a participação de 40 pessoas que dialogaram com o material produzido a partir das entrevistas.

Concretização dos cenários

Christel Scholten, do Reos, explica que o documento pode servir como ferramenta para “a reflexão e planejamento para mostrar quando um estado, secretaria, organização ou outro ator está seguindo para uma determinada direção. Isso pode ajudar a pensarem sobre ações e decisões que estão tomando hoje”,

Convite para discussão

Sem a pretensão de apresentar respostas ou indicar um cenário ideal, o documento traz a proposta de que as pessoas reflitam sobre os cenários e organizem rodas de conversa. O material completo está disponível no site: http://cenarioseducacao2032.org.br/.

*Com informações do Porvir e da Cenários Educação 2032

{article Chênia Cenci – SDR Braço do Norte}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support