Prorrogado prazo para credenciar empresas de aceleração e internacionalização no Tecnova III
Presidente da Fapesc, Fábio Pinto, está apresentando detalhes do Tecnova III nas reuniões do Aproxima+SC – Foto: Milena Nandi/Fapesc
As empresas inovadoras selecionadas no Tecnova III SC serão beneficiadas com um suporte financeiro extra de até R$ 75 mil para aceleração e R$ 27 mil para internacionalização. Essa é uma das principais novidades do edital, que será lançado até o fim do ano. Para isso, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) está credenciando previamente as aceleradoras catarinenses e os escritórios de internacionalização. Nesta quarta-feira, 1º de novembro, foi anunciada a prorrogação do prazo de submissão, que agora vai até 5 de dezembro.
O credenciamento antecede o edital principal do Tecnova III, de subvenção econômica, que será lançado até o fim do ano para empresas em geral. Conforme o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, os dois editais em andamento têm focos distintos. “O edital 10/2023 é voltado para a aceleração, ou seja, como eu aumento a eficiência da empresa. Já o edital 11/2023 é voltado para a internacionalização, ou seja, como o produto que está sendo desenvolvido olha outros mercados. A nossa ideia é montar agora a gama de empresas para, depois, oferecer estas empresas para os treinamentos”, afirmou Fábio.
Presidente da Fapesc apresenta detalhes, ouça
Os proponentes devem comprovar experiência prévia, tendo acelerado ou internacionalizado pelo menos 10 empresas até a data de submissão. Os projetos de aceleração precisam incluir mentorias e estratégias de crescimento para as startups. Já a internacionalização prevê duas modalidades diferentes, sendo uma básica e outra avançada, com foco na exportação.
Os interessados devem enviar propostas para o e-mail tecnovasc@fapesc.sc.gov.br até o dia 5 de dezembro de 2023, às 23h59, horário de Brasília. Mais detalhes sobre o processo de submissão e a íntegra do edital podem ser acessados no site da Fapesc.
O objetivo do Tecnova III SC é fomentar o desenvolvimento de novos produtos, bens ou serviços e processos inovadores no Estado. A iniciativa é uma parceria entre a Fapesc e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794