Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Propriedades rurais da região...

Propriedades rurais da região da ADR Chapecó apostam na produção de energia solar para gerar economia

Os agricultores da região estão apostando no uso da  energia solar para produzir energia elétrica nas propriedades rurais. O tema foi abordado no 1º Seminário Regional de Energias Renováveis para a Agricultura, realizado nesta quarta-feira, 6, em Planalto Alegre pela Prefeitura e Epagri.

O uso da energia fotovoltaica – obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade – está crescendo na região. Na abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, desde dezembro de 2017 foram encaminhados 23 projetos para produção de energia fotovoltaica nas propriedades rurais, por meio do Programa Menos Juros, do Governo do Estado. Este programa subsidia os juros nos financiamentos contraídos pelos produtores rurais que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo o gerente Regional da Epagri, Ivan Tormem, os projetos para produção de energia solar representam 30% do total dps contemplados pelo Programa Menos Juros na região. “Esta atividade está mais acessível, isso demonstra a preocupação dos agricultores de investir em sistema de energia limpa e em tecnologia”, afirma. Neste período foram encaminhados 122 projetos para o Programa Menos Juros, que somam mais de R$ 5 milhões, deste total de R$ 1,3 milhão foi destinado para produção de energia fotovoltaica (23 projetos).

Seminário

Os participantes receberam informações sobre as formas de produção, benefícios econômicos, ambientais e sociais do uso da energia solar. “Isso demonstra o compromisso da Epagri em incentivar os produtores a adotar novos sistemas de geração de energia, que também irão proporcionar economia nas propriedades”, avalia o secretário Executivo da ADR Chapecó, Sérgio Galli.

Projeto piloto

Em Santa Catarina, o primeiro projeto de produção de energia solar no meio  rural foi implantado em Linha Progresso, Planalto Alegre, na propriedade do agricultor Antônio Bárea, que se dedica a avicultura e bovinocultura de leite.

O sistema está em operação desde junho de 2017. 

Novidade

A Epagri implantou em cinco municípios da região o Correspondente Bancário (Coban).  O atendimento que antes era realizado pelos atendentes da carteira agrícola do Banco Brasil agora é feito nos escritórios da Epagri. “Além de agilizar no atendimento aos agricultores, este serviço vai facilitar o diálogo entre agente e agricultor, uma vez que os técnicos da Epagri conhecem melhor as condições das propriedades rurais e o dia a dia de cada família”, explica o gerente da Epagri, Ivan Tormem. Durante o Seminário foi assinado o primeiro projeto encaminhado pelo Coban do escritório da Epagri de Planalto Alegre.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support