Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Propostas para melhora do...

Propostas para melhora do bem-estar e inclusão de crianças e adolescentes são aprovadas em conferência regional

conferencia regional da crianca e do adolescente1 20150821 1751907842

A Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta quinta-feira, 20, deliberou 79 propostas entre cinco eixos, reunindo 200 participantes, representantes dos 18 municípios que compreendem as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR’s) de Laguna, Tubarão e Braço do Norte.

 

Foram aprovadas 10 propostas que serão encaminhadas à 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e eleitos 21 delegados titulares e 14 suplentes, que participaram da etapa Estadual.

Para a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Simoni Barbosa de Andrade, a conferência teve como objetivo garantir a implementação da Políticas e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos conselhos de direitos da criança e do adolescente, com a ampla participação da sociedade civil.

Conheça as propostas aprovadas:

EIXO 1 – PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

Diretriz 01 – Universalizar, ampliar e potencializar, o acesso de crianças e adolescentes às políticas públicas e programas de esporte, cultura e lazer, com o objetivo de promover atividades que valorizem suas expressões, desenvolvendo assim, o seu potencial criativo de acordo com sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, assegurando a participação e acessibilidade de crianças e adolescentes com deficiência, principalmente no contra turno escolar. (Estado e União).

Diretriz 02 – Garantir a expansão de escolas desde séries iniciais até o ensino médio em período integral, fornecendo estrutura física, material didático, e profissionais capacitados que interajam de forma lúdica; implementando com uma disciplina que contemple o tema de cidadania para assegurar a oferta da atenção e educação integral a crianças e adolescentes. (Estado).

EIXO 2 – PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS:

Diretriz 01 – Ampliar, divulgar e articular políticas públicas, programas, ações (culturais, musicais, lazer…) e serviços para a promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, com base na revisão e implementação do Plano nacional temático. (Estado e União)

Diretriz 02 – Garantir atendimento prioritário na área da saúde para crianças e adolescentes; e implantar CAPS I, Centros de Atendimento Especializado em saúde infantil (ou ter uma equipe de referência) e do adolescente em todos os municípios. (Estado e União)

EIXO 3 – PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

Diretriz 01 – Garantir a orientação e a participação nas três esferas governamentais de representantes das classes estudantis, nas reuniões e eventos relacionados à Política da Criança e do Adolescente.

Diretriz 02 – Criar fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente em âmbito municipal, estadual e federal com a participação efetiva de crianças e adolescentes.

EIXO 4 – CONTROLE SOCIAL DA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS:

Diretriz 01 – Realizar Anualmente o Fórum Regional e Estadual de articulação e capacitação das organizações não-governamentais a fim de prepará-las para a participação efetiva nos conselhos de controle social.

Diretriz 02 – Criar canais de informação e transparência, ouvidoria, campanhas em mídia, para prestar contas sobre o desenvolvimento dos serviços, projetos, programas, dúvidas e esclarecimentos para o fortalecimento, eficácia e efetividade da política de atendimento a criança e adolescente.

EIXO 5 – GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

Diretriz 01 – Garantir com absoluta prioridade dotação orçamentária nas três esperas do governo, para políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente.

Diretriz 02 – Implantar Delegacia especializada em nível de comarca, no atendimento a criança e ao adolescente vítima de violência e ato infracional, bem como da mulher, idoso e pessoa com deficiência.

 Fonte: Assessoria de Comunicação da SDR de Tubarão

{article Eduardo Zabot – SDR Tubarão}{text}{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support