Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Proposta de Estatuto das...

Proposta de Estatuto das MPEs é aprovada pelo Fórum estadual

A versão final do projeto de lei do Estatuto Estadual das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEIs) foi aprovada nesta segunda-feira, 24, no encontro que reuniu membros do Fórum Estadual Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Microempreendedores Individuais de Santa Catarina (Fempe/SC). “Hoje é o coroamento de um trabalho feito por muitas mãos, por órgãos governamentais e representantes da sociedade que buscam a consolidação de uma nova economia catarinense”, declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

O Estatuto Estadual das MPEs e MEIs começou a ser elaborado após a criação da Diretoria de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual (DMPE), em abril de 2011. As diretrizes estratégicas das MPEs catarinenses foram discutidas com participação dos 36 membros da Fempe/SC. Segundo o diretor da DMPE, Cau Harger, o objetivo do Estatuto é dar um tratamento diferenciado e simplificado, favorecendo o setor. “O projeto visa ampliar a participação das MPEs nas compras governamentais, estimular o desenvolvimento e criação de empregos, a exportação, o associativismo, a educação empreendedora e a fiscalização orientadora”, explicou.

Santa Catarina possui mais de 400 mil MPEs, o que corresponde a 99% das empresas, gerando aproximadamente 60% dos empregos formais. O Estado é o mais descentralizado do país, já que 92% dos empregos do segmento estão em cidades de pequeno e médio porte. “Considerando as vocações regionais e aspectos sociais e culturais, o estatuto preza pelo desenvolvimento equilibrado das regiões do Estado”, relatou Bornhausen.

Para o presidente da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Fabrício Oliveira, um dos pontos importantes do Estatuto é diminuir a burocracia na abertura e fechamento de empresas, além de alvarás. “A Junta está fazendo o diagnóstico e orientando as prefeituras em 38 municípios. Dependendo do grau de risco, é possível tirar o alvará em até cinco dias”, garantiu.

Um dos representantes do setor privado, o conselheiro e ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Sérgio Faraco, ressaltou que a criação da lei é um projeto de interesse da sociedade. Para Ronaldo Benkendorf, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), destacou que um dos pontos positivos do Estatuto foi a participação coletiva. “Todos tivemos a oportunidade de colocar a nossa opinião. É uma vitória de todos”, disse.

Após a aprovação do Estatuto Estadual das MPEs e MEIs no Fempe/SC, o documento será enviado pelo Governo do Estado para Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A previsão é que o projeto seja sancionado ainda este ano. “Tenho orgulho em afirmar que este é um passo que não tem volta. É um grande passo para o efetivamente darmos um tratamento diferenciado a todos os micro e pequenos empreendedores catarinenses”, concluiu Paulo Bornhausen.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Membros do Fempe/SC – Além da SDS, o Fórum é formado por representantes das secretarias de Estado de Administração, Fazenda, Casa Civil, Articulação Nacional, Planejamento e Turismo, Cultura e Esporte. Complementando a participação governamental, participaram o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Pelo setor privado, compõem a Fempe/SC a Fiesc, Fampesc, as Associações de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Fampesc), do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc), da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), das Câmaras Dirigentes Lojistas (FCDL), e Catarinense dos Municípios (Fecam). Participam ainda como convidadas as Associações de Micro e Pequenas Empresas das regiões: do Vale do Itapocu (Apevi), Blumenau, Criciúma, Florianópolis (Metropolitana), Balneário Camboriú, de Caçador, Joinville (Ajorpeme), Tubarão, Gaspar, Capinzal e Ouro, Rio do Sul, São João Batista, Campo Erê, Itajaí e Lages; e, por fim, o CRC/SC.

Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2266 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support