Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Proposta de emenda constitucional...

Proposta de emenda constitucional que destina mais recursos à Udesc avança na Assembleia Legislativa

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), aprovou nesta terça-feira, 25, a admissibilidade da proposta de emenda constitucional (PEC) que determina o repasse de 20% dos recursos financeiros do duodécimo devolvidos pelos poderes (Legislativo e Judiciário), Ministério Público (MP-SC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Agora, a admissibilidade será votada em plenário para, em seguida, voltar para tramitação em outras comissões da casa.

Pela PEC, os recursos deverão ser aplicados exclusivamente na implantação e no desenvolvimento do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Udesc, localizado nos municípios de Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho. A autora da proposta é a deputada Luciane Carminatti, com apoio de vários parlamentares.

“O projeto é de extrema importância para a Udesc e, com certeza, vai ajudar muito a ampliar e continuar melhorando a qualidade dos cursos da universidade. É um passo importante para consolidar a unidade do Oeste, que foi criada em 2002 sem ampliação de recursos”, afirma o reitor Antonio Heronaldo de Sousa.

No fim de cada ano, Alesc, Tribunal de Justiça de SC (TJ-SC), Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público devolvem ao Executivo recursos do duodécimo não utilizados pelos órgãos. Em 2013, esta verba alcançou o total de R$ 104,1 milhões e, em 2014, cerca de R$ 80 milhões. Luciane propõe que o dinheiro seja repassado para áreas prioritárias, como educação e saúde, e 20% disso seja aplicado na Udesc.

Segundo a proposta, o objetivo é fortalecer a interiorização do ensino superior público e gratuito em SC. “O repasse de percentual dos recursos financeiros do Tesouro do Estado tem sido insuficiente para viabilizar a interiorização com qualidade e responsabilidade”, diz a parlamentar na justificativa da PEC, que tramitava desde junho na CCJ.

Debate sobre expansão da Udesc Cefid

Também nesta terça-feira, Sousa e o diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Udesc, Paulo Henrique Xavier de Souza, estiveram na Alesc para discutir a expansão da unidade, localizada no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. O debate ocorreu na Comissão de Educação, Cultura e Desporto e foi proposto pelo deputado Gean Loureiro. O objetivo foi apresentar a atual situação do centro, que carece de espaço físico, uma vez que precisa atender demandas crescentes de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Udesc Cefid abriga um dos cursos mais concorridos da universidade, que é o de Fisioterapia. Entre os serviços feitos, mantém uma clínica-escola que presta atendimentos à comunidade, além de uma centena de outras ações de extensão.

O presidente da comissão, deputado Valdir Cobalchini, declarou total apoio à ampliação da unidade de Coqueiros, enquanto Loureiro sugeriu que os dirigentes da universidade estudem todas as propostas possíveis para viabilizar a expansão. Os possíveis encaminhamentos sobre o assunto serão dados a partir de uma audiência pública a ser feita na universidade, com a presença das autoridades municipais e estaduais competentes.

Os deputados Natalino Lázare, Luciane Carminatti, Serafim Venzon e Níkolas Reis também participaram da reunião desta terça.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support