Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Trabalho
  4. /
  5. Pronatec Copa na Empresa...

Pronatec Copa na Empresa começa em Florianópolis com aulas de inglês para atendimento turístico

A expectativa de aumento no fluxo de turistas estrangeiros em Santa Catarina, atraídos pela realização da Copa do Mundo de 2014, motivou a agente de viagem Karina Martins da Cruz a voltar à sala de aula. Ela faz parte da primeira turma de inglês aplicado a serviços turísticos do Pronatec Copa na Empresa em Florianópolis. “Quero melhorar a conversação e usar no dia a dia da agência”, revelou Karina, no primeiro dia de curso nesta segunda-feira (19).

As aulas do idioma serão ministradas pelo Senac, na sede da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-SC), nas segundas, quartas e sextas-feiras, entre 19h e 22h, até dezembro deste ano, perfazendo carga horária de 182 horas. Além de serem gratuitas, os alunos recebem todo material didático e auxílio financeiro de R$ 2 por hora/aula. “Todos os cursos têm carga horária mínima de 160 horas, cumprindo exigência do Ministério da Educação e os alunos devem ter no mínimo 75% de presença”, explica Luana Emmendoerfer, analista de turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, responsável pela realização do Pronatec Copa na Empresa.

Ainda há vagas para turmas de auxiliar de cozinha, espanhol aplicado aos serviços turísticos, inglês básico e intermediário e espanhol básico. De acordo com Luana, os cursos focam na qualificação profissional de funcionários e colaboradores de empresas do ramo da hotelaria, restaurantes, agências e operadoras de viagem, preparando-os para a movimentação do setor ocasionada pela Copa do Mundo. 

Em Santa Catarina os cursos do Pronatec Copa estão sendo realizados na Capital e em Balneário Camboriú, cidades escolhidas pelo Ministério do Turismo devido ao potencial turístico e infraestrutura disponível para recepcionar, principalmente, visitantes de outros países durante a realização do Mundial de 2014.

Mais informações sobre podem ser consultadas no site da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. 

 

Primeira turma do Pronatec Copa na Empresa em Florianópolis: aulas de inglês para melhorar recepção de turistas estrangeiros. Crédito: Carla Coloniese/Ascom 

Para fazer os cursos do Pronatec, procure uma das instituições abaixo:

Florianópolis 
– ABIH/SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina 
Telefone: (48) 3222-8492 
Contato: Juliana Bossi 
email: comercial@abih-sc.com.br

– ABAV/SC – Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina 
Telefone: (48) 3222-9539 
Contato: Marcelo Alves 
email: contato@abavsc.com.br

– SHRBS – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis 
Telefone: (48) 3224-8233 
Contato: Cláudio Costa Moreira 
email: shrbs@shrbs.org.br

Balneário Camboriú 
– SINDISOL – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e 
Região 
Telefone: (47) 3367-2398 
Contato: Sandra 
email: sindisol@sindisol.com.br

– SECHOBAR – Sindicato dos Empregados em Hotéis, Serviços de Hospedagem, Bares, 
Restaurantes e de Fast Foods de Balneário Camboriú e Região 
Telefone: (47) 3367-4548 
Contato: Juliane 
email: sechobar@sechobar.com.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support