Pronampe Emergencial: empresários afetados pelas enchentes de 2023 voltam às atividades com o apoio do Estado
As enchentes de outubro e novembro de 2023 prejudicaram a atividade econômica de milhares de empresários no estado.
Para ajudar os empreendedores a recuperar os prejuízos, o Governo de Santa Catarina rapidamente lançou o Pronampe Emergencial, programa que financiou R$ 140 milhões para 1.083 empresários em 87 municípios afetados pelas fortes chuvas.
Operacionalizado por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o programa subsidia 100% da taxa de juros nas cidades que decretaram estado de calamidade pública e 50% nos municípios em situação de emergência.
Um desses empresários foi Wellington Pires, que mora em Ituporanga e tem um escritório de contabilidade em Rio do Sul que foi totalmente destruído pelas enchentes.
Ele afirma que o suporte rápido foi fundamental para reabrir e empresa e seguir com as atividades:
SONORA
A ajuda também veio em boa hora para a empresária Chazana Sandri do município de Aurora. Ela que assumiu a loja que foi fundada pela mãe viu a água levar parte do seu sonho. Com a linha de crédito junto ao BRDE, ela planeja reconstruir a loja e até ampliar as vendas:
SONORA
Ao todo, foram 15 municípios atendidos com 100% do subsídio dos juros, com um montante de financiamento na ordem de R$ 71,3 milhões para 556 micro e pequenas empresas atendidas nas cidades que decretaram calamidade pública.
O BRDE e o Governo do Estado iniciaram as tratativas para uma nova fase do programa em 2024. A ideia é tornar o Pronampe SC uma ação permanente de ajuda aos micros e pequenos empresários em Santa Catarina.
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/