Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Projetos voltados a jovens...

Projetos voltados a jovens são tema de encontro em SC

A Coordenadoria Estadual da Juventude realizou nesta quarta-feira, 6, como parte da programação da 1ª Semana Estadual de Juventude, o 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude. Cerca de 25 gestores de diferentes regiões do Estado debateram as políticas públicas e discutiram a necessidade de reforçar as ações do poder público voltadas aos jovens.

De acordo com o coordenador estadual da Juventude, Alan Schoeninger, foram apresentados os principais projetos do Governo do Estado destinados aos jovens, como, por exemplo, Geração TEC, Juro Zero, Novos Valores, Beija-Flor e o Projovem, em parceria com o Governo Federal. “Colocamos a coordenadoria à disposição dos gestores municipais para ser a porta de entrada de suas demandas junto ao Governo do Estado, um canal direto de diálogo e aproximação”, observa Schoeninger.

Os gestores municipais pediram maior empenho na divulgação e consequente envolvimento das prefeituras nos programas e ações do Estado com foco nos jovens. Outra reivindicação dos municípios foi a ampliação de programas de capacitação para o mercado de trabalho. “Esses encontros são importantes para que o Estado possa estar mais perto do cidadão, por meio das prefeituras, que estão lá na ponta do processo. A oportunidade de apresentar os projetos do Governo e também ouvir críticas e sugestões nos permite melhorar o trabalho. É por meio da troca de experiências e do diálogo que se consegue avançar”, avalia o coordenador.

O Encontro de Gestores Municipais abordou a criação do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), que vem sendo discutido em âmbito federal e será o responsável pela concretização das políticas públicas da área de juventude no Brasil. Dentro do Sinajuve se discute a criação do Fundo Nacional de Juventude. A ideia é que o fundo seja alimentado por parte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da comercialização de bebidas alcoólicas e refrigerantes e um percentual do superávit primário, com distribuição voltada especialmente aos municípios, que ficariam com 40% (os estados receberiam 30% e a União os demais 30%).

Além disso, a Coordenadoria Estadual de Juventude sugeriu aos gestores municipais que criem um Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude. Na avaliação de Schoeninger, o fórum é essencial, pois garante uma vaga no Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude. O Fórum Nacional também tem participação no Conselho Nacional de Juventude, o que tornaria mais representativas as ações desenvolvidas em Santa Catarina.

Semana da Juventude
Para finalizar a programação da 1ª Semana Estadual da Juventude, realizada pelo Governo do Estado entre 4 e 7 de novembro, nesta quinta-feira (7) haverá um debate sobre o recém-aprovado Estatuto Nacional da Juventude, com a presença da secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo.

Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Casa Civil
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support