Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Projetos de lei enviados...

Projetos de lei enviados à Assembleia Legislativa criam conselhos estaduais dos Direitos Humanos e da Juventude

O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira (16), projetos de lei para a criação do Conselho Estadual dos Direitos Humanos de Santa Catarina (CEDH-SC) e do Conselho Estadual da Juventude (Conjuve-SC). Ambos os conselhos, de acordo com os projetos, são órgãos colegiados com a participação paritária de representantes do Governo do Estado e da sociedade civil.

“A iniciativa do Governo do Estado revela a preocupação do governador Raimundo Colombo em fazer com que as instituições públicas estaduais, em parceria com as entidades não governamentais, busquem em suas ações a defesa, a preservação e o respeito aos direitos humanos e da juventude”, afirma o secretário da Casa Civil de Santa Catarina, Nelson Serpa.

O Conselho dos Direitos Humanos, que será vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, tem o objetivo de promover e defender os direitos humanos e fomentar as garantias fundamentais, a liberdade individual e a igualdade de direitos civis, culturais, econômicos e sociais. Entre as competências do CEDH-SC estão: contribuir para definição de políticas públicas na área; garantir respeito aos direitos humanos; adotar medidas para prevenir a violação dos diretos humanos; receber e encaminhar denúncias; propor a elaboração de atos legislativos ou administrativos; estimular programas educativos e pedagógicos; e participar do Fórum Nacional de Conselhos de Direitos Humanos.

Conforme o projeto de lei, o conselho será representado por membros de dez órgãos governamentais, designados pelo governador, e de dez entidades não governamentais, eleitos em fórum próprio. Os membros não receberão remuneração. O projeto prevê ainda que o primeiro presidente seja o representante da Secretaria de Justiça e Cidadania com o objetivo de organizar a efetivação do Conselho de Direitos Humanos em Santa Catarina.

Políticas públicas para pessoas entre 15 e 29 anos
O projeto de lei que cria o Conselho Estadual da Juventude estabelece como finalidade a articulação de políticas públicas de atenção e apoio à juventude, incluída na faixa etária de 15 a 29 anos, que contribuam para a inclusão e afirmação nos campos educacional, cultural, político, social e do trabalho. O Conjuve-SC estará vinculado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e será representado por membros de órgãos estaduais e de entidades não governamentais.

O conselho poderá sugerir ao Poder Executivo a elaboração de políticas públicas para assegurar o direito da juventude à preparação para a inclusão na sociedade, em todos os campos de atividade, sem discriminação de qualquer natureza; fiscalizar o cumprimento da legislação; estimular a formação de conselhos municipais da juventude; promover estudos, debates e pesquisas; emitir pareceres e prestar informações sobre o assunto.

SAIBA MAIS / REPRESENTANTES NOS CONSELHOS 

CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS (CEDH-SC)

40 membros (20 titulares e 20 suplentes)

Representantes governamentais

– Secretaria da Justiça e Cidadania

– Secretaria da Casa Civil

– Secretaria da Fazenda

– Secretaria da Saúde

– Secretaria da Educação

– Secretaria da Segurança Pública

– Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação

– Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte

– Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável

– Fundação do Meio Ambiente (Fatma)

Representantes de entidades não governamentais

– Entidades legalmente constituídas, em regular funcionamento, sem fins lucrativos e com atuação estadual na promoção, proteção e defesa dos direitos humanos.

– Membros eleitos em fórum próprio, com edital de convocação publicado com prazo mínimo de 30 dias e sessão aberta a todos os interessados.

CONSELHO DA JUVENTUDE (CONJUVE-SC)

40 membros (20 titulares e 20 suplentes)

Representantes governamentais

– Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Emprego (dois membros)

– Secretaria da Educação

– Secretaria da Saúde

– Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte

– Secretaria da Justiça e Cidadania

– Secretaria da Agricultura e Pesca

– Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável

– Coordenadoria Estadual da Juventude

– Universidade do Estado de Santa Catarina

Representantes de entidades não governamentais

– Entidades legalmente constituídas, em regular funcionamento, sem fins lucrativos e com atuação estadual na promoção, proteção e defesa dos direitos da juventude.

– Membros eleitos no Fórum Estadual da Juventude com processo organizado por comissão representada pelo Poder Executivo e por entidades não governamentais.

Mais informações:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support