Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projetos de extensão da...

Projetos de extensão da Udesc Cefid promovem oficina de dança para amputados em Florianópolis

Atividade do Ramp foi feita em parceria com Grupo de Dança da Udesc Cefid no Ginásio 1 - Foto: Divulgação

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou uma oficina de dança para amputados no Ginásio 1, localizado no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

A ação foi feita na última quarta-feira, 5, pelo projeto Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp), que é vinculado ao programa de extensão Reabilitar e Integrar e coordenado pela professora Soraia Tonon da Luz, e contou com a parceria do Grupo de Dança da Udesc Cefid, projeto ligado ao programa de extensão Ritmo e Movimento e coordenado pela professora Adriana de Azevedo Guimarães.

O evento recebeu pacientes do projeto Ramp e seus familiares, que foram acompanhados durante as atividades pelas doutorandas Juliana da Silveira e Priscila Gil Rodrigues, que são acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) e bolsistas do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), e por estudantes de graduação e de pós-graduação em Fisioterapia.

De acordo a professora Soraia, essa foi “mais uma oficina de habilidades oferecida pelo projeto Ramp, dentre tantas outras já realizadas no semestre de 2024/1” e “a acessibilidade foi viabilizada em parceria com a administração da Udesc Cefid para proporcionar esse momento de integração”.

“Foi uma tarde de muita leveza. Os pacientes, familiares, bolsistas do projeto Ramp e doutorandas do Laplaf dançaram, movimentaram-se, divertiram-se e trabalharam a sua saúde num conceito mais amplo de que é possível o movimento! Que movimento é vida!”, destaca a docente.

“Ao final, realizamos uma roda de conversa na qual os pacientes e familiares destacaram o acolhimento e a inclusão de todos. Destacaram a dificuldade de se sentirem incluídos e quanto a sociedade precisa avançar para olhar a acessibilidade em seu conceito mais amplo”, afirma.

Atendimento humanizado

As atividades do Ramp incluem atendimentos presenciais e online para pessoas amputadas, além de grupo de estudos e seminário científico. O atendimento é voltado a pessoas que sofreram amputação de membros e necessitam de reabilitação tanto no ambiente hospitalar quando no ambiente ambulatorial, antes ou depois de começar a usar a prótese.

A ação promove a atenção à saúde dessas pessoas de forma humanizada e buscando o cuidado integral, com avaliações físico-funcionais, avaliações biomecânicas, atendimento específico individual e em grupo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rampudesc@gmail.com e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8637 

Avatar
Escrito por:

ASCOM | UDESC

Assessoria de imprensa da Universidade do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support