Projeto universitário leva mutirão de assistência médica gratuita a Lages
A comunidade do Bairro Dom Daniel, em Lages, terá nesta quinta-feira, 7, um dia inteiro para cuidar da saúde. Trata-se de mais uma edição do projeto Sérgio Arouca, desenvolvido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). As atividades ocorrerão das 9h às 17h no campo de futebol do bairro, localizado na Rua Independência.
É a quarta vez que a Serra Catarinense recebe o programa, que desde janeiro do ano passado já passou por Cerro Negro, Anita Garibaldi e Painel, com profissionais de saúde como nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas e médicos, além de acadêmicos e professores, ficando à disposição dos moradores para a realização de atendimentos gratuitos. Ao longo do dia também haverá atividades como orientações jurídicas, emissão de documentos pelo Balcão do Cidadão e oficinas recreativas com as crianças.
O Projeto Sérgio Arouca procura transformar a saúde pública em um bem integral para todos. Com foco nas cidades de poucos recursos e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é uma forma de integrar a formação de profissionais de saúde na prestação de serviços à comunidade. E entre as principais atividades do projeto, estão visitas domiciliares, eventos de capacitação profissional e promoção da saúde com ações preventivas.
Assim, além de promover a saúde nas comunidades próximas, é possível vivenciar a rotina da profissão em cenários com maiores dificuldades, além do consultório. Os interessados em receber o atendimento devem procurar o agente de saúde da localidade onde moram.
União de esforços
Esta edição do projeto Sérgio Arouca no Bairro Dom Daniel é uma realização da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, Univali, Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Serviço Social do Comércio (Sesc) e prefeitura, com apoio do Instituto José Paschoal Baggio, Instituto Paternidade Responsável, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro.
Sérgio Arouca
O médico paulista Sérgio Arouca foi um dos líderes do movimento sanitarista que procurava uma saúde pública universal e de qualidade no Brasil. Arouca foi doutor em medicina preventiva e é reconhecido como uma liderança na idealização e concretização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também foi presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 1985 e consultor da Organização Panamericana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde, oportunidade em que trabalhou em projetos de saúde pública em países como Honduras, Peru e Colômbia. Morreu em 2003.
Informações adicionais para a imprensa:
Agência de Desenvolvimento Regional de Lages
Gerência de Comunicação
Pablo Gomes – Jornalista
(49) 3289.6210 / 9926.6775 (Tim-WhatsApp) / 8839.1727 (Vivo)