Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Projeto Restaura Restinga recupera...

Projeto Restaura Restinga recupera vegetação no Parque Natural da Lagoa da Conceição

O sol extremo, ventos, salinidade e solo com poucos nutrientes formam um ambiente muito sensível e belo de Florianópolis: as restingas.

Um experimento executado há pouco mais de um ano no Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição está produzindo conhecimentos e diretrizes para a restauração desse ecossistema típico do litoral.

É o Projeto Restaura Restinga, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (LEIMAC) da UFSC.

No local onde a vegetação de dunas estava degradada por plantas que não são da região, como eucaliptos (planta com origem na Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania) e chefleras (planta asiática), é possível observar o ambiente se recuperando.

Já foram realizados levantamentos da vegetação local, retirada de plantas exóticas, coleta de sementes e plantio de espécies que naturalmente se desenvolvem nas dunas. O material coletado está também permitindo o cultivo de mudas no viveiro municipal da Lagoa do Peri.

A equipe ainda trabalha avaliando a regeneração da vegetação, a sobrevivência e o crescimento das mudas plantadas na área de estudo, como explica a Pesquisadora do Projeto Restaura Restinga, Marina Tonial:

SONORA

O trabalho conta com recursos de uma força-tarefa entre CASAN, FAPESC e UFSC, que direcionam recursos para mais de 20 pesquisas para avançar o conhecimento relacionados à Lagoa da Conceição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support