Projeto “Rádio Escola” da EEB Santa Cruz é destaque no MEC
O Ministério da Educação através do Programa “Mais Cultura”, avaliou no mês de julho com conceito A, o projeto “Rádio Escola”, da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Cruz, de Canoinhas.
A escola vai receber no mês de setembro, um subsídio no valor de R$ 22 mil através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que consiste na assistência financeira ás escolas com o objetivo do recursos trazerem melhoria da infraestrutura pedagógica e/ ou física. O valor será aplicado na locação de instrumentos, equipamentos, materiais permanentes e contratação de serviços diversos para o bom funcionamento do Projeto.
Segundo o supervisor do projeto na escola, professor Rodrigo Kucarz, o projeto beneficia hoje toda a comunidade escolar e também a sociedade. “Esse projeto foi inscrito em junho do ano passado, e após um ano saiu o resultado, fazendo de nossa escola, exemplo na área de projetos destaque no Ensino Médio Inovador”, destaca.
Kucarz frisa também que o projeto visa propiciar ao educando, participação e desenvolvimento de suas potencialidades, ampliando a linguagem, a expressão e locução verbal, usando espaço e instrumentos radiofônicos, favorecendo momentos de recreação, conhecimento e informação que auxiliam a aprendizagem e a boa convivência social.
O programa Rádio Escola foi uma iniciativa do professor Ricardo Pereira Martin, que iniciou o projeto na instituição em 1995. Hoje, o projeto tem embasamento teórico e é uma realidade na escola. “É um orgulho ver um trabalho que começamos ter um resultado tão positivo hoje. Esse projeto também descobriu na cidade grandes talentos, que hoje são destaque em rádios de nossa cidade”.
Os alunos que fazem parte do Projeto são Júlio Cesar Ribeiro Hauth e Pedro Tomczyk Junior, que atuaram na rádio em 2013;Matheus Renan Riske, que atuou em 2013 e nesse ano; e os alunos que entraram no programa esse ano, Ademir de Souza Lopes Junior e Mateus Emanuel Neves Rodrigues. Todos os alunos são do Ensino Médio Inovador (EMI) e do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP). “O mais legal é que todos os discentes, docentes e comunidade se envolvem com o programa, tornando muito mais dinâmico e prazeroso de ser feito”, finaliza o professor Rodrigo.
Conceito A
Os planos de atividades culturais avaliados pelo MEC com conceito A são aqueles que atendem e/ou superam objetivos do Mais Cultura na Escolas, considerados no processo de seleção, a saber: diálogo entre experiência do parceiro cultural e Plano de Atividade apresentado; aprofundamento em relação às propostas já desenvolvidas por meio dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador (SEB-MEC); valorização de práticas artísticas e culturais não hegemônicas ou não predominantes, embora representativas da realidade do território em que a escola está inserida; valorização de práticas artísticas e culturais não hegemônicas ou não predominantes na cultura de massas; aprofundamento do repertório cultural da comunidade escolas, em especial abrangendo outros atores além de estudantes, docentes, entre outros.
Mais projetos
Além do Projeto Destaque “Rádio na Escola”, há outros oito projetos em andamento na EEB Santa Cruz, envolvendo alunos do EMI e EMIEP, que permanecem na instituição o dia todo, participando e trabalhando nesses projetos junto com os professores.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}