Projeto que amplia bolsas para estudantes de universidades privadas de SC é aprovado
Estudantes de instituições de ensino superior privadas terão mais chances de conseguir bolsas de estudos em Santa Catarina.
Isso porque, além do Programa Universidade Gratuita, a Assembleia Legislativa também aprovou nesta terça, 11, a ampliação dos investimentos em assistência financeira para o pagamento de mensalidades em cursos de graduação e pós-graduação.
O aumento de recursos do Governo do Estado deve ser superior a 150% do que é destinado hoje a bolsas de estudos em universidades privadas. O repasse chegará a mais de R$ 299 milhões em 2026.
Para serem contemplados, os estudantes das instituições particulares precisam comprovar não ter condições de arcar com a mensalidade e assinar contrato de assistência financeira, prevendo uma contrapartida.
Neste caso, os alunos poderão atuar na sua área de formação ou ressarcir o Estado pelo valor investido em sua graduação.
Já as instituições de ensino precisam estar regularmente credenciadas no Ministério da Educação, terem suas mantenedoras sede no Estado e não terem aderido a nenhum programa de assistência financeira a estudantes de graduação mantido pelo Estado.
Os recursos virão do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), que vai repassar 10% do valor para a implantação ou ampliação de campi da Udesc no interior do estado.
Repórter: Marcos Lampert