Projeto Plantar trouxe a arborização e a proposta para redução de lixo na Escola José Rodrigues Lopes, em Garopaba
Ações para arborização e redução de lixo estão movimentando a comunidade escolar desde o início deste ano letivo, dando uma nova cara ao pátio da instituição. O projeto foi idealizado e segue coordenado pela assistente pedagógica, Sylvana Boesel, que visualizou a necessidade decriar atitudes e ações que produzissem a sustentabilidade. A proposta partiu daretirada dos alunos de um círculo vicioso de destruição e punição, para mobilização e transformação positiva do espaço.
Para essa mudança na unidade escolar foram reformulados os canteiros, que ganharam novas mudas de árvores frutíferas, plantas medicinais e placas para identificação das espécies. A redução do lixo começou com uma limpeza promovida por todo pátio, onde cadeiras quebradas, pedaços de cano velho e portões enferrujados foram recolhidos. O lixo reorganizado, ganhou um espaço para aguardar o descarte correto. Novas lixeiras foram distribuídas pelo pátio com a implantação de um projeto paralelo, chamado “Lixo Zero”.
Outras diferenças podem ser visualizadas com a substituição de tampas de bueiros quebradas, a pintura do Muro dos Sonhos e dos bancos, que ganharam frases de conhecidas poesias e músicas.
Pelo pátio hoje estão plantadas dezessete espécies de ervas medicinais e plantas nativas. A árvore símbolo de Garopaba, a Quaresmeira Roxa também foi plantada, para que todos a conheçam e saibam que é a representante oficial da cidade. Além delas podemos encontrar pequenos pés de carambola, laranjeiras, limoeiros, bergamota, jabuticabeira, amora, entre outros.
Todas as atividades desenvolvidas no projeto buscam a participação da comunidade escolar, colaboradores, Associação de Pais e Professores e o Grêmio Estudantil.
A temática passou a integrar o currículo, promovendo a transdisciplinaridade. Um tour pelos jardins foi proposto como forma de aprendizagem e exploração do tema. Com os alunos uma conversa ecológica promove questionamentos, posições, posturas e atitudes desenvolvidas sobre: o lixo, saúde preventiva, agricultura sem agrotóxicos, sustentabilidade, nossa cidade, as lagoas e o mar, aindafazem parte da pauta.
Segundo a coordenadora do projeto, o objetivo é fazer com que os alunos entendam saibam que todos os recursos disponíveis vêm da natureza, e que além de respeitá-la, precisamos aprender a otimizar e nos perceber responsáveis por eles, declarou Sylvana.
A implantação do projeto teve início em março e segue um cronograma, que inclui um encontro semanal para análise, avaliação e estratégias no andamento do projeto. Atividades como palestras, manutenções, um Festival da Primavera e um seminário, também ocorrerão neste ano letivo.
Em um mural montado no refeitório ficam registradas as movimentações propostas pelo projeto e as histórias, que com ele nasceram, como a dos alunos, de 10 anos, “Bruno e Pedro e o Pé de Feijão”.
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