Projeto para limpar rio e gerar renda a famílias da Serra catarinense é apresentado ao Governo do Estado
No mês em que se evidencia a atenção ao meio ambiente, uma ideia simples, porém, ousada, pretende beneficiar a natureza e, ao mesmo tempo, gerar renda extra a famílias na Serra catarinense. O projeto de licitação sustentável para tratamento de esgoto doméstico em sistema alagado construído visando à economia solidária foi apresentado nesta semana ao Governo do Estado pela União Serrana das Associações de Moradores.
A proposta consiste na limpeza do Rio Piurras, no limite entre os municípios de Bocaina do Sul e Painel, por meio de uma planta muito comum na região, a taboa. Para isso, serão instaladas caixas de quatro metros quadrados junto às 30 residências que margeiam o rio. Dentro destas caixas, serão plantadas mudas de taboa, planta que ajuda a absorver impurezas da água. Além disso, suas fibras de até três metros podem ser utilizadas na fabricação de móveis e produção de artesanatos.
A atividade oferecerá benefícios ambientais, econômicos e sociais às famílias ribeirinhas. O investimento para que a proposta seja colocada em prática e possibilite a limpeza de todo o Rio Piurras é estimado entre R$ 9 mil e R$ 15 mil.
Ao receber o projeto das mãos dos diretores da União, Aldori Wolff e Daniel Bertoti, o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, que foi secretário municipal do Meio Ambiente entre os anos de 2000 e 2006, simpatizou com a ideia e se comprometeu em levá-la adiante para que seja analisada a viabilidade técnica e financeira por parte do Governo do Estado.
Texto: Sílvia Cristina / SDR Lages
Informações adicionais para a imprensa
Pablo Gomes
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Telefone: (49) 3289-6210 / (49) 8839-1727
Site: www.sdrs.sc.gov.br/sdrlages