Projeto para construção de muro de contenção na escola Laklãnõ é entregue na ADR de Ibirama
Representantes da empresa RMS Engenharia de Contenções entregaram no final da tarde desta quinta-feira, 15, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, o projeto para a construção de um muro de contenção e drenagem na Escola Laklãnõ, que fica dentro da Terra Indígena em José Boiteux e precisou ser desocupada em novembro de 2015 após deslizamentos de terra que comprometeram toda a estrutura da unidade.
O projeto que visa evitar novos deslizamentos e movimentações de terra, está orçado em R$ 1,4 milhão e segundo o diretor da empresa, Woellington Molin, pode ser realizado em cerca de oito meses. “Fizemos uma espécie de costura com tirantes e estacas para cessar esses deslizamentos porque não bastava apenas construir o muro que iria ser comprometido com novas movimentações”
De acordo com o secretário da ADR, José Adálcio Krieger, agora o próximo passo é a busca de recursos para que a obra seja executada. Ele esclarece ainda que a segunda fase é a readequação do projeto para recuperação da escola, que apresenta diversos problemas estruturais e construtivos.
A gerente de Educação, Isolânia Wippel, ressalta que este é o primeiro passo para resolver um problema antigo que já gerou muitos conflitos. “Os quase 400 alunos tiveram que ser deslocados para a escola João Bonelli já pensando em resolver esse problema e o projeto representa o início da recuperação que na verdade ainda tem um longo caminho pela frente”, afirmou.
Ela completou ainda dizendo que a recuperação da escola é fundamental, não apenas para atender os estudantes, mas também porque a unidade foi construída em formato de estrela e representa a história e cultura indígena da região.
Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama