Projeto Jovem Guarda-Vidas: primeira turma de Itapoá realiza travessia em mar aberto e participa de formatura
Fotos: Divulgação/CBMSC
O projeto Jovem Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) formou, nesta quinta-feira, 19, sua primeira turma em Itapoá. Envolvendo jovens de 15 a 17 anos em um treinamento voltado à prevenção de acidentes em ambientes aquáticos, o projeto promove instruções de natação, educação física, primeiros socorros e prevenção de afogamentos, além de aprenderem a identificar os riscos no mar e em outros corpos d’água.
O objetivo do projeto foi capacitar os jovens a atuar de forma preventiva em ambientes aquáticos, como as praias, e transmitir valores importantes relacionados à profissão de bombeiro militar. Para o sargento Paulo Sergio Baptista dos Santos, coordenador do curso em Itapoá, o projeto também visa incentivar os jovens a seguir carreira como guarda-vidas civis voluntários, atendendo a uma necessidade do município, que tem cerca de 32 km de faixa de areia. As aulas tiveram inicio em junho.
O encerramento do curso contou com uma travessia de aproximadamente 800 metros mar adentro, partindo da costa de Itapoá em direção a uma ilha próxima. A travessia teve apoio de motoaquática e guarda-vidas civis equipados com pranchões de salvamento.
A formatura ocorreu na sede do quartel do Corpo de Bombeiros Militar em Itapoá, com o tradicional banho de batismo. Além da formatura dos novos jovens guarda-vidas, a cerimônia contou com a promoção de bombeiros comunitários e a entrega de elogios e agradecimentos.