Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Projeto Jornalista Mirim, da...

Projeto Jornalista Mirim, da FCEE, avalia e ajuda a identificar alunos com superdotação

O Dia Internacional da Superdotação é comemorado no dia 10 de agosto, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial possui Superdotação.

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), trabalha com os alunos o Projeto Jornalista Mirim. Oito integrantes divididos em duas turmas no contraturno escolar, aprendem e produzem, há mais de seis meses, técnicas de comunicação voltadas ao jornalismo.

Supervisionados pelo professor de Língua Portuguesa, jornalista e mestre em Ciências da Linguagem, Antonio Prado, e pela pedagoga e pós-graduada em Educação Especial e Práticas Inclusivas, Magda Cibele Magalhães, na Oficina de Comunicação e Expressão do Naahs, os educandos, na faixa etária entre 9 a 14 anos, aprendem em aulas teóricas e práticas, uma vez por semana, técnicas de jornalismo para a TV e redes sociais.

As ações pedagógicas em sala de aula envolvem o ensinamento na produção de reportagem, entrevistas, filmagem, aulas de podcast e edição, tendo como pauta as ações desenvolvidas pela FCEE.

O grupo é distribuído nas funções de repórteres, editores, cinegrafistas e apresentadores e já produziu cerca de 10 matérias para as redes sociais e dois programas televisivos para o YouTube, com duração de 13 minutos. Todo o processo foca o educando como protagonista em que eles experienciam todas as funções.

A coordenadora do Naahs, Sandra Duarte Hottersbach, explica que o projeto foi criado para identificar, avaliar e suplementar os estudantes que apresentam possíveis habilidades superiores na área da comunicação:

SONORA

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), da FCEE, tem como objetivo produzir conhecimento, capacitar profissionais, assessorar os serviços e analisar processos de implantação de serviços de atendimento educacional especializado para os alunos com indicativo de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) matriculados na rede estadual de ensino.

Também é responsável por acompanhar os alunos atendidos pelo NAAH/S. Na área da educação, avalia alunos com indicadores de AH/SD e promove atendimento educacional especializado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support