Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Projeto Hortas do Saber...

Projeto Hortas do Saber dá os primeiros passos na parceria entre as Secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária e da Educação

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) entregou 50 caixas de sementes de hortaliças para a Secretaria de Estado da Educação (SED) destinar às escolas estaduais. Essa ação marca o início da parceria no projeto Hortas do Saber – Cultivando Conhecimento e Sustentabilidade, para fortalecer e incentivar a consolidação de hortas pedagógicas nos ambientes escolares.

A educação alimentar e nutricional é uma diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e está contemplada no currículo em Santa Catarina. O projeto soma forças nesse objetivo com a proposta de capacitar os coordenadores pedagógicos das escolas da rede pública estadual de Santa Catarina para implantação das hortas em todas as unidades escolares do estado.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, avalia que essa é uma forma de ampliar a consciência sobre os cuidados com o meio ambiente e com a segurança alimentar. “Plantando e cultivando, os estudantes terão a oportunidade de entender de onde vêm os alimentos, que serão produzidos na própria escola e a importância da agricultura. Essa parceria é fundamental para integrarmos as práticas agronômicas com as pedagógicas”, afirma Colatto.

A técnica pedagógica em Educação Alimentar e Nutricional da SED, Euclídia Dalsasso explica que essa é uma importante ferramenta de segurança alimentar e nutricional, em um laboratório a céu aberto. “Esse programa vem fortalecer todas as ações e projetos de educação alimentar e nutricional que já acontecem nas escolas. Certamente as sementes irão plantar muitos conhecimentos nos alunos, porque tudo que se aprende na sala de aula é possível vivenciar na prática através do protagonismo dos estudantes”, afirma Euclídia. 

A nutricionista responsável técnica da alimentação escolar da SED, Silvia Alexius, destaca que “esse programa permite que se aplique a educação alimentar e nutricional, mostrando a importância de cada alimento, cada nutriente e todo significado que tem a produção do alimento desde a sua origem, para que se faça a educação alimentar e nutricional. É uma forma de incentivar o consumo de uma alimentação mais saudável, priorizando aspectos da saúde”, enfatiza.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAR

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support