Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul realiza Oficina de coleta de dados
Uma Oficina para coleta de informações complementares sobre os geossítios inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil/CPRM e levantamento de novos geossítios para estudo adicional, foi realizada na última quarta-feira, 8, no Centro de Informações Turísticas de Praia Grande, reunindo todos os Municípios inseridos no Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.
O evento contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, dentre guias, condutores, empresários, autoridades e agentes governamentais, especialmente do setor do Turismo, professores (IFC/Sombrio e Santa Rosa do Sul, IFSC/Araranguá, ULBRA/Torres, rede pública municipal), membros do Comitê Científico-Educativo do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, e representante da Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina.
O evento foi aberto pelo Secretário de Turismo da Praia Grande, Eduardo Trevisani, e posteriormente, o presidente da Associação para o Turismo Sustentável dos Aparados da Serra (Aparadostur), José Brugnera, ponderou sobre o necessário avanço de ações de curto, médio e longo prazo para que a Associação atinja seu objetivo maior de desenvolvimento sócioeconômico dos municípios do entorno dos Parques Nacionais do Aparados da Serra e Serra Geral, sendo que entende que o processo de construção da candidatura do Geoparque deve seguir passos similares.
A geóloga Flávia Lima, que acompanha e contribui com o Projeto Geoparque desde 2011, participou da Oficina e falou sobre o programa Geoparque da UNESCO, os pilares que dão base de sustentação a um geoparque e os conceitos de geossítio, geopatrimônio, geoturismo, geoeducação e geoconservação.
A servidora da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sung Chen Lin, integrante da equipe executiva do Projeto, explica que durante o encontro técnico aconteceu a coleta de informações complementares sobre os 13 geossítios já inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil/CPRM e o levantamento das demandas dos Municípios de novos geossítios para estudo adicional. A área aspirante a Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é de 2.830 km² com mais de 73 mil habitantes de Municípios catarinenses e gaúchos – Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande, Cambará do Sul, Mampituba e Torres. “A equipe de organização entende que a oficina atendeu seu objetivo com sucesso. Agradecemos a participação de todos, em especial, dos que contribuíram na linha de frente para a organização e execução da programação”, concluiu.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua