Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Projeto Esgoto Sobre Rodas...

Projeto Esgoto Sobre Rodas chega a Mondaí e Iporã do Oeste

Foto: Acervo/Casan

Mais duas cidades vão receber as ações do Projeto Esgotamento Sobre Rodas da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) neste início de 2025. Em Mondaí e Iporã do Oeste, ambas no Extremo Oeste de Santa Catarina, a primeira etapa será desenvolvida a partir do dia 10 de fevereiro. Será agendada uma vistoria no sistema de tratamento individual (em geral formado por filtro, fossa e sumidouro).

O objetivo é verificar se o imóvel está apto a receber a coleta do lodo, que será levado para uma unidade de tratamento. “Será um momento para conversar com os moradores sobre o projeto. Serão também feitas algumas perguntas sobre o sistema de tratamento e se há ponto de acesso para coleta”, explica Júlia de Jesus Martins, que atua na Gerência de Novos Negócios da CASAN.

Caso a residência do morador não esteja apta a receber o serviço, a CASAN vai também orientar sobre a regularização da estrutura. Para auxiliar neste trabalho de regularização, a Companhia desenvolveu uma Cartilha Solução Individual para Tratamento de Esgoto Sanitário.

O diálogo com os moradores será desenvolvido pela empresa Ambiverse Desenvolver Engenharia, que vai trabalhar à serviço da CASAN devidamente identificada. Mas caso algum morador não esteja em casa, é possível entrar em contato com a empresa pelos canais de whatsapp (49) 99836-2957 e (49) 99997-0596 e agendar uma visita para preenchimento do questionário e vistoria do sistema individual.

A previsão é que o projeto beneficie 14.000 habitantes nas duas cidades que ainda não possuem sistema coletivo de esgoto operado pela CASAN.

Prioridade às características de Santa Catarina

Com o Projeto Esgotamento Sobre Rodas, a CASAN busca avançar na coleta e tratamento levando em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que opera. Entre 194 cidades em que atua, 140 têm até 15 mil habitantes — um cenário de baixa densidade populacional, que torna inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.

A estratégia é trabalhar em parceria com prefeituras e empresas de caminhão limpa fossa para coleta do lodo e limpeza periódica das fossas. “O projeto já está em plena operação em Descanso e agora a CASAN inicia o trabalho em Mondaí e Iporã do Oeste. Dessa forma, a CASAN avança para atender a exigência da nova Lei do Saneamento para elevar a população beneficiada com esgotamento sanitário até 2033”, explica o engenheiro, Alexandre Trevisan, que integra as equipes envolvidas na implantação do Projeto Esgotamento Sobre Rodas.