Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Projeto Esgotamento Sobre Rodas...

Projeto Esgotamento Sobre Rodas avança via jardins filtrantes

Com terraplanagem concluída, a CASAN avança na construção da primeira unidade que vai atender exclusivamente o Projeto Esgotamento Sobre Rodas. Inovando no modelo de coleta e tratamento, a Companhia está implantando, em colaboração com a Prefeitura de Descanso, município do Oeste Catarinense, uma logística de recolhimento do lodo nas fossas das residências, levando esse material para tratamento.

Nessa nova sistemática, que dispensa o assentamento de redes coletoras de esgoto, a inovação em Descanso está também na forma de tratamento, que vai adotar uma solução baseada na natureza. Será usada a tecnologia de wetlands, também conhecida como jardins ou solos filtrantes.

Nas Unidades de Gerenciamento de Lodo (UGL) que começa a tomar forma em Descanso, a depuração será feita sem uso de produtos químicos e equipamentos eletromecânicos, usados para acelerar a depuração nas tradicionais Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs). Microorganismos que naturalmente se desenvolvem junto às raízes das plantas farão a depuração no sistema wetlands.

A estrutura receberá investimento de R$ 2,3 milhões e a primeira etapa de concretagem será iniciada nas próximas semanas.

Prioridade às características de Santa Catarina

Com o Projeto Esgotamento Sobre Rodas, a CASAN busca avançar na coleta e tratamento levando em conta a característica populacional da maioria dos municípios em que opera. Entre  194 cidades em que atua, 140 têm até 15 mil habitantes  ̶  um cenário de baixa densidade populacional, que torna inviável a implantação de longas redes e grandes Estações de Tratamento de Esgoto.

A estratégia é trabalhar em parceria com prefeituras e empresas de caminhão limpa-fossa para coleta do lodo e limpeza periódica das fossas. “É um projeto que tem potencial para ser adaptado à realidade de diversos outros municípios, atendendo a exigência da nova lei de saneamento para elevar a população beneficiada com esgotamento sanitário até 2033”, explica o engenheiro, Alexandre Trevisan, que integra as equipes envolvidas na implantação do Esgoto Sobre Rodas.

Imagens: Acervo CASAN
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support