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Projeto Escola Sustentável da EEB João XXIII é apresentado para a comunidade de Brusque

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Alunos da Escola de Educação Básica João XXIII, da rede estadual de ensino, participaram na última quarta-feira, 24, do evento “Arte Vida Verde”, realizado pelo Sesc de Brusque. Alunos e professores puderam expor os trabalhos que estão sendo realizados na unidade de ensino através do projeto “Escola Sustentável” e apresentá-los para diversos alunos de outras escolas, bem como para o público de modo geral.

 

“Como a escola está desenvolvendo esse projeto,que integra toda a unidade de ensino, convidamos a EEB João XXIII para participar desse evento e fazer com que os outros alunos e visitantes se inspirassem em ações de sustentabilidade como as da EEB João XXIII”, comenta a técnica de Educação Complementar do Sesc, Rejane Sell.

O projeto Escola Sustentável começou em 2015 na unidade de ensino após a formação continuada dos professores e através dos estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) e da Proposta Curricular de Santa Catarina. A escola estadual faz parte da regional da SDR Brusque.

O projeto pretende fortalecer o desenvolvimento de atitudes de preservação dos recursos naturais e o reaproveitamento dos resíduos produzidos na escola. Através de ações cotidianas, a intenção é que alunos, professores e colaboradores possam cuidar do ambiente escolar, evitar o consumismo e o desperdício e realizar a reciclagem de materiais.

“É um tema bastante pertinente e debatido em todo âmbito mundial. Pensamos em trabalhar por área de conhecimento, com um tema relevante e já assumindo um desafio maior que é o planejamento coletivo”, explica a assistente técnico pedagógica, Noêmia Gattis.

Todos os alunos, do ensino fundamental ao médio, estão envolvidos com o Escola Sustentável e utilizam a sustentabilidade para fazer projetos interdisciplinares, alguns até que integraram turmas de séries diferentes. “Queremos garantir o aprendizado desses alunos nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e desenvolver neles a importância da preservação do meio ambiente, e a consciência de que a sustentabilidade é uma decisão individual, mas com impacto no coletivo”, ressalta Noêmia.

Entre os trabalhos, os alunos já produziram hortas sustentáveis, fixas e suspensas, feitas com garrafas PET; vestidos confeccionados com filtros de café e de jornal; utilização de embalagens de xampus, condicionadores e de caixas de leite como porta-trecos e embalagens de presentes; bolsa retornável confeccionada de forma artesanal com 90 sacolas plásticas de supermercado; separação de lixo seco e orgânico; coleta de óleo para a produção de sabão; reaproveitamento de figuras de embalagens para a confecção de quadros; e diversas outras atividades.

Entre os estudantes, muito mais do que adquirir conhecimento nas disciplinas, eles estão aprendendo que podem fazer a diferença, não apenas na escola, mas em sua casa e na comunidade onde vivem. “Além de fazermos a horta, onde vamos colher frutas e verduras para a escola depois, estamos ajudando o planeta. A maioria dos materiais que hoje vai para o lixo pode ser reaproveitado de alguma forma e acho que se tudo mundo cuidasse, na sua casa, o mundo seria melhor”, declara o aluno do quinto ano, Mauro Sidnei Azevedo.

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“Reciclar será algo bom para o futuro. Precisamos preservar o meio ambiente e é muito legal ver a escola envolvida”, completa a aluna Elizete Gabriela Evangelista, 9 anos,  do quarto ano.

Os trabalhos terão continuidade até o final do ano. No próximo domingo, dia 28, a escola também participará de uma exposição no Parque das Esculturas de Brusque, com os trabalhos desenvolvidos. 

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