Agência de Notícias SECOM

Projeto do Governo do Estado estimula em crianças e adolescentes conhecimento sobre tecnologia de jogos

Foto: formatura de turma SC Games – arquivo

O SC Games, projeto do Governo de Santa Catarina, oferece de forma gratuita para crianças e adolescentes uma nova abordagem para o universo de jogos, além de um direcionamento correto em relação ao uso das tecnologias. O projeto é coordenado e  desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Ao longo de sua história já foram ofertadas aulas de robótica, programação, iniciação em jogos, arte, design, oficinas, workshops e palestras, cujo objetivo foi auxiliar a formação dos mais de 2 mil alunos de escolas públicas que passaram pelo projeto. “As crianças deixam de ser apenas usuários dos jogos para programar e preparar a sua própria arte que também serve para diversos ramos de atuação”, conta Márcia Battistella, coordenadora pedagógica.

Uma das novidades para a edição de 2024 é a volta das aulas presenciais e o oferecimento de cursos em formato híbrido ( parte online e parte presencial ). O SC Games também possibilita o crescimento deste nicho por meio do apoio do Estado, além de capacitar e encaminhar mão de obra para a indústria de games. “Queremos tornar o Estado um polo de games, atraindo empresas, eventos e fomentando o interesse neste mercado em expansão”, destaca Heleno Orlandino Martins Junior, gerente de Rede Catarinense de Centros de Inovação.

O projeto Novos Talentos é uma das ações do Programa SC Games. “Oferecemos cursos gratuitos para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos programação, arte e game design para jogos”, explica Márcia.

A iniciativa tem a parceria do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). Uma ampla sala dentro da sede da entidade, no Bairro Santa Mônica em Florianópolis, já começou a ser reformada para acolher os integrantes do projeto que terão aulas presenciais. “Estamos muito felizes em receber novamente o projeto Novos Talentos no Ciasc. O local será criado em sintonia com a necessidade dos alunos, de forma acolhedora e que estimule ainda mais o aprendizado”, destaca Nilson Rosa, vice-presidente institucional do Ciasc.

O programa SC Games também foi desenvolvido com foco em despertar o acesso a tecnologia com foco em futuras oportunidades de trabalho. Santa Catarina é um dos maiores polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil. “Queremos estimular este crescimento , como uma aposta nas competências da população e nas empresas do estado”, conclui Heleno.

Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail: scgames.adm@gmail.com

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SCTI

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support