Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Apresentado projeto do Criatório...

Apresentado projeto do Criatório da Cavalaria da PM em Indaial

Foto: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó

A Polícia Militar (PM) promoveu a apresentação do projeto de instalação do Criatório da Cavalaria da PM em Indaial, município pertencente à Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó. O evento, realizado na Associação Empresarial de Indaial (Acidi), na noite de quinta-feira, 19, teve o objetivo de esclarecer as dúvidas da comunidade sobre o trabalho de desenvolvimento com os cavalos. 

Dentre as autoridades, estiveram presentes o comandante do Regimento da PM Montada, tenente-coronel Marcos José Besen, chefe da Seção Técnica do Regimento da PM Montada, capitão Fernando Jahn Bessa, comandante do 10ª Batalhão da PM de Blumenau, tenente-coronel Jefferson Schmidt, comandante da Guarnição Especial da PM de Indaial, major Átila Tiago Royer, gerente de Administração, Finanças e Contabilidade da ADR de Timbó, Rodrigo Storino, representando a secretária executiva Lúcia Steinheuser Gorges, vice-prefeito de Indaial, Zelir Nezi, presidente da Acidi, Harrybert Howe Junior, e a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Timbó, Ana Lúcia Zemuner.

joomplu:31419

Durante o evento, o tenente-coronel Besen e o capitão Bessa fizeram a apresentação do projeto do Criatório da Cavalaria da PM (Coudelaria) em Indaial e afirmaram que as instalações, no Bairro Warnow, em uma área de 250 mil metros quadrados, já estão sendo reformadas e revitalizadas para a chegada das éguas e potros do regimento.

A Coudelaria já ocorre na cidade de São José, mas devido ao espaço limitado, dez matrizes (éguas), 18 potros e um garanhão serão trazidos para Indaial. Além dos animais, o projeto contará com o trabalho de profissionais experientes na área. “Hoje, a Coudelaria não tem capacidade para atender a demanda de todo o estado e muitos animais precisam ser comprados por meio de licitação”, explica capitão Bessa. Com o projeto em Indaial, a PM pretende conseguir aumentar a produção do Criatório da Cavalaria, com a meta de produzir dez potros ao ano. 

joomplu:31420

“A instalação da Coudelaria em Indaial será um grande ganho para a Segurança Pública, não só na cidade de Indaial, mas em toda a região”, afirma o major Átila. Inicialmente, o projeto visa a criação dos cavalos, mas pretende-se trabalhar, em breve, na área da educação, envolvendo as crianças e esses animais, no sentido de possibilitar uma aproximação ainda maior com a comunidade. Além disso, a médio e longo prazos, a PM pretende ativar um quartel da Cavalaria em Indaial para atender todo o Médio Vale do Itajaí.

“Para que a Coudelaria inicie as atividades em Indaial, é preciso concluir a reforma e revitalização do espaço, bem como aguardar a vinda do efetivo que irá atuar no projeto”, explicou o tenente-coronel Besen.

{article Bruna Ramos – ADR Timbó}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support