Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto do Ceja de...

Projeto do Ceja de Videira é reconhecido no Estado

ceja destaque estadual 20161025 1283671166

Com o nome “Reciclando e lucrando: do resto ao lucro”, o projeto, desenvolvido pelas professoras Cristiane Carinhato, Aline Maria Turco e Ramon Ribeiro, receberam destaque em curso de capacitação desenvolvido por professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina, realizado de 18 a 20 de outubro, em Florianópolis. O projeto integra a disciplina de Ciência, Cultura, Tecnologia  e Trabalho (CCTT).

 

Para o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, o projeto tem relevância social e ecológica. “Além de um aprendizado para a vida, o projeto possibilita consciência ecológica e geração de renda”, afirmou o secretário parabenizando os professores e estudantes integrantes da iniciativa.

Com o objetivo de reaproveitar o óleo de cozinha usado, que poderia ocasionar prejuízos ao meio ambiente, caso seu descarte não fosse ecologicamente correto, os professores repassaram instruções aos estudantes sobre como produzir sabão a partir desse material. Além da produção, os alunos confeccionaram uma logomarca para o sabão produzido e desenvolveram noções empreendedoras para a iniciativa.

Além da prática, o projeto teve todo o desenvolvimento teórico, com elaboração de gráficos e estratificação dos resultados diretos da iniciativa, envolvendo conhecimentos de matemática, química e física. Para a professora Aline Maria Turco a dedicação dos alunos foi decisiva para o sucesso da iniciativa. “Estamos muito felizes com o resultado, visto que nosso projeto alcançou seus objetivos e superou nossas expectativas”, afirmou Aline.

A diretora do Ceja, unidade de Videira, Margarete Salvadori, enalteceu a proposta. Segundo ela, o projeto foi reconhecido entre 200 apresentados pelos Cejas de todo o Estado. “Isso mostra o poder do planejamento coletivo, com foco na qualidade do ensino e motivação do aluno para a sua permanência na escola”, afirmou Margarete.

A gerente de educação, Rita de Cássia Soares, parabenizou os envolvidos. “Admiro professores pesquisadores que buscam fazer diferente aos alunos, possibilitando por meio de projetos como esse, que os alunos se apropriem do conhecimento de forma significativa”, finalizou.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira