Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projeto desenvolvido na Udesc...

Projeto desenvolvido na Udesc Joinville visa melhorar acessibilidade em escola pública

Na próxima quinta-feira, 5, será apresentado à comunidade de Joinville, o projeto de acessibilidade desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), para a Escola de Educação Básica Doutor Jorge Lacerda. Com 34 anos de existência e 1.180 alunos, a escola localizada no bairro Guanabara, necessita da instalação de rampas, adequação de sanitários e mobiliários, entre outras melhorias. “A acessibilidade é uma reivindicação antiga da comunidade. Hoje temos dez alunos com necessidades especiais. É muito interessante contar com a parceria da universidade”, afirmou o diretor da escola, José Carlos Glück.

O projeto tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que repassou R$ 26 mil à universidade para o pagamento de bolsas e materiais de apoio para a execução dos trabalhos. “A intenção é discutir com a comunidade os problemas observados na escola e verificar se ela se sente atingida por essas desconformidades”, explica a professora do curso de Engenharia Civil, Nilzete Hoenicke, uma das responsáveis pela iniciativa.

A Udesc conheceu as necessidades da Escola Jorge Lacerda após realizar um projeto de reforço escolar, por meio dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Matemática, Física e Química. Desta vez, a iniciativa envolve os alunos de Engenharia Civil e visa colocar o universitário em contato com a prática da profissão já no início de carreira. “Ele preconiza que o estudante de Engenharia Civil envolva-se na solução de problemas oriundos da utilização de um edifício construído, com a ajuda dos estudantes do 2º grau, que podem assim ser despertados a prosseguir na área de Engenharia”, ressalta Nilzete.

O projeto deverá ser encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville, para execução das obras propostas. Algumas pequenas melhorias serão realizadas pela própria escola com os R$ 15 mil provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE – Acessibilidade) do Governo Federal.

A reunião com os pais, professores e alunos da escola será às 19h30, na sala multiuso da Escola Jorge Lacerda, em Joinville.

Informações adicionais:
Isabela Vargas 
Universidade do Estado de Santa Catarina 
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 9196-2230 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support