Projeto desenvolvido em escola de Passo de Torres proporciona atividades com alunos da Apae
Alunos do Ensino Médio Inovador da Escola de Ensino Médio Governador Ildo Meneghetti, de Passo de Torres, da área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá participaram de um projeto de inclusão, desenvolvido na Oficina de Xadrez e na disciplina de Biologia, juntamente com a segunda professora de turma, que teve como principais resultados o estreitamento de laços com alunos com necessidades especiais da Apae do município.
As síndromes genéticas foram trabalhadas nas aulas de genética na disciplina de Biologia. “Através de estudo e pesquisa, pudemos reforçar os conhecimentos sobre os genes, ficando mais claro que as síndromes não são doenças, mas sim alterações cromossômicas causadas geralmente no ato da fecundação. O trabalho realizado entre as turmas ajudou na compreensão, interação e socialização dos estudantes sobre a inclusão, bem como a convivência entre pessoas com alguma síndrome”, destacou o professor de Biologia Régis Cardoso.
E no decorrer das Oficinas de Xadrez, realizadas na sala de convivência, os alunos trouxeram os materiais e construíram tabuleiros e peças. Eles definiram as regras do jogo, de acordo com a professora Jaqueline Evaldt. Com as atividades de construção dos jogos finalizadas, e os trabalhos de Biologia apresentados, foi realizada uma visita aos alunos da Apae de Passo de Torres.
A diretora da EEM Governador Ildo Meneghetti, Vanessa S. Bauer Maciel, e a coordenadora do programa, Zélia F. Borges, explicam que através desta prática, os alunos proporcionaram atividades que estimulam imaginação, desenvolvendo à memória, capacidade de concentração, velocidade, raciocínio e ainda desempenham um importante papel de socialização, aprendendo também a lidar com situações que muitos desconhecem. “Todas essas atividades foram desenvolvidas com conhecimento prévio a respeito de cada limitação das síndromes”, afirma.
O trabalho de incentivo ao jogo de xadrez poderá ter continuidade pelos profissionais da Apae, já que os jogos confeccionados pelos alunos das turmas do Ensino Médio Inovador da Escola de Ensino Médio Governador Ildo Meneghetti foram todos doados à instituição.
{article Leneza Della Krás – ADR ARARANGUÁ}{text}{/article}