Projeto desenvolvido em Escola de São Lourenço do Oeste orienta alunos sobre alimentos geneticamente modificados
A EEB Rui Barbosa de São Lourenço do Oeste, por meio de um projeto desenvolvido pelas professoras: Sandra Poletti (Química) e Sandrini Almeida (Biologia), está levando ao conhecimento dos estudantes do terceiro ano, do Ensino Médio Integrado Profissionalizante (Emiep) o quê são alimentos transgênicos e seu impacto na saúde da população.
Nesta segunda-feira, 30, foi realizado um seminário onde os próprios estudantes do terceiro ano explicaram aos demais alunos da escola que frequentam o turno matutino, o resultado de tudo o que estão aprendendo em decorrência do projeto. Destaque para as diferentes formas de linguagem utilizadas pelos estudantes para atrair a atenção do público. Para isso, utilizaram recursos como apresentações musicais, declamação de poesia, etc.
De acordo com a professora Sandra, promover a discussão sobre um assunto tão polêmico instiga os estudantes a repensar sua alimentação. Além disso, eles atuam como propagadores da informação, levando ao conhecimento dos familiares, tudo o que aprendem no ambiente escolar, contribuindo desta forma, para que o maior número de pessoas tenha conhecimento dos benefícios que uma alimentação saudável proporciona. “Além disso, é um tema muito provável para a redação do Enem, por isso estamos levando amplo conhecimento aos estudantes a fim de melhor prepara-los”, finaliza a docente.
A professora Sandrini salienta que o seminário realizado nesta segunda-feira não encerra as atividades previstas no projeto, já que as ações terão continuidade. Ela destaca que até o momento já foram desenvolvidas inúmeras atividades, evidenciando sempre a questão dos alimentos transgênicos. Os alunos já assistiram a um filme intitulado OKJA, que conta a história de um animal geneticamente modificado. Já foram realizadas diversas atividades práticas como a construção de uma horta orgânica e a extração de essências e extratos em laboratório.
Os estudantes também já assistiram a uma palestra com um profissional, Mestre em alimentos transgênicos. Participaram também de um Seminário promovido pelo Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, intitulado Conhecimento dos Saberes, que contou com a participação de um Doutor em Agroecologia. Até o final do ano letivo, diversas outras atividades estão previstas, com o objetivo de enriquecer ainda mais o conhecimento dos estudantes acerca deste tema.
Importância para os alunos
O estudante Lucas Cella revela que o projeto o está auxiliando a desenvolver novos conceitos sobre o tema. “Com base nisso, nós alunos fomos instigados a pesquisar mais sobre o assunto”, disse.
Para o estudante Alan Flor, o projeto possibilitou compreender o verdadeiro risco dos agrotóxicos em nossos alimentos. “Compreendi o mal que estas substâncias trazem à nossa saúde e ao meio ambiente”.
Sobre Transgênicos
São organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados. Com o avanço da engenharia genética, surgiu a possibilidade de alterar o DNA de alguns seres vivos com o intuito de potencializar ou criar determinadas características que seriam inviáveis de serem produzidas pela natureza.
{article Juliana Balotin – ADR São Lourenço do Oeste}[text]{/article}