Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Projeto de Lei que...

Projeto de Lei que trata de policiais nas escolas é aprovado

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

O Projeto de Lei Complementar do Executivo catarinense, que trata sobre a atuação dos policiais da reserva em escolas, que institui o Programa Escola Mais Segura, foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais nesta quarta-feira,19. Agora, o PLC precisa passar pelas fases de tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O governador Jorginho Mello aguarda o projeto para realizar a sanção.

“A parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa fez com que o Projeto de Lei Complementar tramitasse de maneira ágil. A determinação do Governador Jorginho Mello é que a medida saia do papel em até 60 dias”, disse o Secretário da Casa Civil, Estêner Soratto.

Foto: Divulgação / PMSC

Serão 1.053 profissionais das forças de segurança do Estado, preferencialmente policiais e bombeiros militares da reserva, chamados para atuarem nas escolas estaduais e cada um irá receber R$ 4,1 mil mensais, entre remuneração e vale-alimentação.

A próxima etapa será a publicação de um decreto para regulamentar algumas ações, como por exemplo, a carga horária de trabalho, treinamento e os convênios com os municípios para os agentes atuarem em escolas municipais, onde as prefeituras deverão arcar com o pagamento da retribuição financeira prevista para os inativos designados para a função.

O recrutamento será realizado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros. Todos os chamados passarão por avaliação física e psicológica, além de um treinamento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support