Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Projeto de lei cria...

Projeto de lei cria tribunal para julgar recursos de infração ambiental no Estado

O Governo do Estado planeja criar um Tribunal Administrativo Ambiental (TAA) com o objetivo de julgar em segunda instância os recursos administrativos das multas aplicadas por infração ambiental no Estado. O projeto de lei que regulamenta os órgãos julgadores do Sistema Estadual do Meio Ambiente foi encaminhado para a Assembleia Legislativa e atualmente está na Comissão de Constituição e Justiça no aguardo do parecer do relator. “O objetivo da lei é dar celeridade ao julgamento dos recursos”, explica o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa. 

De acordo com o projeto enviado aos deputados, a análise dos litígios se dará, em primeira instância, pelos julgadores de processos ambientais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA). Nos casos de segundo grau, o julgamento dos recursos será realizado pelo Tribunal Administrativo Ambiental, órgão colegiado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS). 

Segundo o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, atualmente o julgamento dos recursos administrativos compete ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). No entanto, apesar do nível técnico do Conselho, o volume de recursos protocolados – atualmente são cerca de 1500 em análise – tem inviabilizado o adequado atendimento às demandas. “A criação do Tribunal Administrativo Ambiental garantirá agilidade e o cumprimento da legislação ambiental no julgamento das infrações ambientais. Teremos uma estrutura eficiente e capacitada para atender a demanda da sociedade”, afirma Bornhausen.

A proposta prevê que os julgadores dos processos ambientais em primeira instância serão designados pelo presidente da Fatma e pelo comandante-geral da Polícia Militar. Já o Tribunal Administrativo Ambiental será composto por quatro julgadores, bacharéis em Direito e com reconhecido saber jurídico em direito ambiental, designados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. 

O TAA deverá se reunir ordinariamente duas vezes por mês, podendo ser convocado de forma extraordinária pelo presidente. Um procurador do Estado deverá participar das sessões como representante do Estado e um advogado fundacional como representante da Procuradoria da Fatma. Conforme o projeto de lei, as sessões do Tribunal serão públicas e as decisões devem ser tomadas por voto nominal e aberto. 

O projeto de lei tramita na Alesc sob o nº 177.3/2013. Saiba mais em http://www.alesc.sc.gov.br/proclegis/individual.php?id=PL./0177.3/2013

Mais informações: 

Maiara Gonçalves / Michelle Nunes
Secretaria da Casa Civil / Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável
comunicacao@scc.sc.gov.br/michelle@sds.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / (48) 3665-2256

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support