Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Projeto de Joinville contemplado...

Projeto de Joinville contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura leva aulas de teatro a pacientes do SUS e está com inscrições abertas

Foto: Gabriel Bazt / IMPAR

Um projeto contemplado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), leva oficinas de teatro para pacientes do SUS em Joinville e está com inscrições abertas. As Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos são oferecidas pelo  IMPAR, que há mais de 10 anos trabalha com arte e acessibilidade cultural no município. São 21 vagas para oficinas de vivência em teatro. As turmas são divididas em crianças, adolescentes e adultos.

As aulas são dirigidas a pessoas com deficiência intelectual, deficiência física, surdas, cegas, neurodiversas e/ou com transtorno mental atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e serviços especiais da Secretaria da Saúde de Joinville. Todas as turmas contam com intérprete de Libras.

Os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp (47) 99672-0034. A inscrição e a participação são gratuitas. Até 2023, o público-alvo das oficinas era de pessoas atendidas pelo NAIPE, SER e SOIS. Esta é a primeira vez que as aulas serão destinadas também a pessoas atendidas nas UBSFs e também nos CAPS.

“Praticar atividades em grupo faz um bem danado para a gente. Quando se trata de uma oficina de teatro, ainda vem com bônus: podemos experimentar as potências e possibilidades do nosso corpo, da criatividade, da comunicação e relacionamento com os demais, em um ambiente acolhedor e feliz. As oficinas do IMPAR contribuem para a promoção da autonomia e do protagonismo. São também uma oportunidade para os pais ou tutores participarem das aulas junto com a gente e experimentarem o jogo do teatro”, convida o ator e professor Robson Benta.

As aulas das oficinas de vivência em teatro ocorrem uma vez por semana, às quartas-feiras para os adultos, às quintas-feiras para os adolescentes e às sextas-feiras para as crianças. O horário é das 9h às 11h. As oficinas irão até junho de 2025 e serão encerradas com apresentações de peças teatrais montadas com os participantes.

Foto: Gabriel Bazt / IMPAR

Os encontros semanais são realizados no Espaço AZ (Rua Tijucas, 401), no Centro de Joinville. O projeto oferece vale-transporte para alunos e responsáveis e transporte acessível para alunos com dificuldade de locomoção.

As “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos” são oferecidas em um projeto cultural realizado pelo IMPAR, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e contam com o apoio da Secretaria da Saúde de Joinville e o incentivo do Instituto Krona, Grupo Krona, Instituto Ingo Doubrawa e Docol.

Sobre o PIC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) visa ao fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). As inscrições para este ano serão abertas nos próximos meses. 

O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos pela Lei nº 17.762, de 7 de agosto de 2019, regulamentada pelo Decreto nº 1.269 de 04 de maio de 2021

Com a instituição do PIC, o Governo do Estado atende a uma importante demanda do Setor Cultural Catarinense, destinando até 0,5% da arrecadação estadual do ICMS, aproximadamente R$ 75 milhões, para a promoção, valorização e preservação da memória e da produção artística no estado.  

Confira a legislação referente ao tema:

:: Lei nº 17.942/2020

:: Lei nº 17.762/2019 

Informações: pic@fcc.sc.gov.br

Sobre o PIC

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 2011, em Joinville. É idealizadora do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, um programa permanente de formação cultural para pessoas com deficiência e outras características, interligando a formação, experimentação, fruição e criação artística em diversas áreas.

Ao longo de 13 anos ininterruptos de atuação, o Programa Arte para Todos realizou quase 200 atividades em teatro, dança, música e artes visuais. Os trabalhos impactaram diretamente mais de 21 mil pessoas e beneficiaram mais de 2 mil participantes.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts