Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Projeto de iniciação ao...

Projeto de iniciação ao basquete da Udesc é replicado por clubes e prefeituras Brasil afora

O projeto de extensão Baby Basquetebol, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que oferece aulas gratuitas de iniciação ao esporte para crianças de 4 a 10 anos, está multiplicando a experiência Brasil afora. Clubes e prefeituras estão recebendo apoio da universidade para criar seus próprios núcleos, com a mesma metodologia do Baby Basquetebol e acesso gratuito à comunidade.

Foto: Divulgação Cefid

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

O projeto original atende atualmente mais de 100 crianças com aulas aos sábados pela manhã no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc em Coqueiros, na região continental de Florianópolis. Com apoio do Baby Basquetebol/Udesc, a metodologia foi replicada em núcleos da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre – RS (Sogipa) e da Prefeitura de São Miguel do Oeste (SC).

Neste sábado, 17, atletas e professores do projeto da Udesc Cefid estiveram  em Lages (SC), onde a prefeitura demonstrou interesse em também replicar o projeto já a partir de agosto. Além da conversa dos coordenadores do projeto com as autoridades municipais, os pequenos atletas da Udesc tiveram ainda um jogo contra uma equipe Sub-12 mantida pelo município.

Além de Lages e São Miguel do Oeste, as prefeituras de Blumenau e Criciúma também manifestaram interesse em criar seus núcleos. O Baby Basquetebol/Udesc também conversa com grupos do Rio de Janeiro (RJ), Sorocaba (SP) e Natal (RN) para passar a metodologia.

Estados Unidos
O Baby Basquetebol é coordenado pelo professor Gilberto Vaz, do Departamento de Educação Física da Udesc Cefid, e está vinculado ao programa de extensão Basquetebol para Todos, coordenado pelo professor Paulo Henrique Xavier de Souza. O projeto nasceu de uma viagem de Gilberto Vaz aos Estados Unidos, onde conheceu a metodologia da Score Academy, centro de treinamento privado voltado para o Basquete.

O que chamou a atenção do professor foi a idade em que os atletas americanos tem sua iniciação no esporte. “No Brasil, em média, o formação para jogar basquete começa aos 10 anos ou mais”, conta Vaz. “Nos Estados Unidos, eles começam com quatro anos”. O professor voltou ao Brasil trazendo na bagagem a metodologia americana para a iniciação ao basquete e propôs um projeto de extensão na Udesc, implantado no ano passado.

A ideia agora é multiplicar o projeto. “Quando tivermos vários centros de treinamento, poderemos organizar encontros estaduais ou regionais de basquete infantil, ter campeonatos e melhorar ainda mais o nível de treinamento dessas crianças”, avalia Gilberto Vaz. Em julho, a equipe do Baby Basquetebol participará do Encontro Sul-americano de Minibasquetebol, em Novo Hamburgo (RS).

Cidadania
Há ainda a preocupação de que o projeto não ensine apenas a jogar basquete, mas também a ser cidadão. “Os alunos precisam manter boas notas na escola e bom comportamento, tanto na escola como em casa”, explica Gilberto Vaz. Com o apoio de empresas parceiras, os alunos recebem uniforme e tem acesso a material e estrutura necessária para as aulas, de graça.

Inscrições e mais informações sobre o projeto com a Direção de Extensão, pelo e-mail extensao.cefid@udesc.br ou pelo telefone (48) 3321-8657.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support