Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Projeto de iniciação ao...

Projeto de iniciação ao basquete da Udesc é replicado por clubes e prefeituras Brasil afora

O projeto de extensão Baby Basquetebol, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que oferece aulas gratuitas de iniciação ao esporte para crianças de 4 a 10 anos, está multiplicando a experiência Brasil afora. Clubes e prefeituras estão recebendo apoio da universidade para criar seus próprios núcleos, com a mesma metodologia do Baby Basquetebol e acesso gratuito à comunidade.

Foto: Divulgação Cefid

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

O projeto original atende atualmente mais de 100 crianças com aulas aos sábados pela manhã no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Udesc em Coqueiros, na região continental de Florianópolis. Com apoio do Baby Basquetebol/Udesc, a metodologia foi replicada em núcleos da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre – RS (Sogipa) e da Prefeitura de São Miguel do Oeste (SC).

Neste sábado, 17, atletas e professores do projeto da Udesc Cefid estiveram  em Lages (SC), onde a prefeitura demonstrou interesse em também replicar o projeto já a partir de agosto. Além da conversa dos coordenadores do projeto com as autoridades municipais, os pequenos atletas da Udesc tiveram ainda um jogo contra uma equipe Sub-12 mantida pelo município.

Além de Lages e São Miguel do Oeste, as prefeituras de Blumenau e Criciúma também manifestaram interesse em criar seus núcleos. O Baby Basquetebol/Udesc também conversa com grupos do Rio de Janeiro (RJ), Sorocaba (SP) e Natal (RN) para passar a metodologia.

Estados Unidos
O Baby Basquetebol é coordenado pelo professor Gilberto Vaz, do Departamento de Educação Física da Udesc Cefid, e está vinculado ao programa de extensão Basquetebol para Todos, coordenado pelo professor Paulo Henrique Xavier de Souza. O projeto nasceu de uma viagem de Gilberto Vaz aos Estados Unidos, onde conheceu a metodologia da Score Academy, centro de treinamento privado voltado para o Basquete.

O que chamou a atenção do professor foi a idade em que os atletas americanos tem sua iniciação no esporte. “No Brasil, em média, o formação para jogar basquete começa aos 10 anos ou mais”, conta Vaz. “Nos Estados Unidos, eles começam com quatro anos”. O professor voltou ao Brasil trazendo na bagagem a metodologia americana para a iniciação ao basquete e propôs um projeto de extensão na Udesc, implantado no ano passado.

A ideia agora é multiplicar o projeto. “Quando tivermos vários centros de treinamento, poderemos organizar encontros estaduais ou regionais de basquete infantil, ter campeonatos e melhorar ainda mais o nível de treinamento dessas crianças”, avalia Gilberto Vaz. Em julho, a equipe do Baby Basquetebol participará do Encontro Sul-americano de Minibasquetebol, em Novo Hamburgo (RS).

Cidadania
Há ainda a preocupação de que o projeto não ensine apenas a jogar basquete, mas também a ser cidadão. “Os alunos precisam manter boas notas na escola e bom comportamento, tanto na escola como em casa”, explica Gilberto Vaz. Com o apoio de empresas parceiras, os alunos recebem uniforme e tem acesso a material e estrutura necessária para as aulas, de graça.

Inscrições e mais informações sobre o projeto com a Direção de Extensão, pelo e-mail extensao.cefid@udesc.br ou pelo telefone (48) 3321-8657.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622