Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projeto de extensão da...

Projeto de extensão da Udesc Oeste capacitou 23 cuidadores de idosos em julho

O projeto de extensão sobre cuidadores de idosos para leigos e familiares do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), capacitou, na terceira semana de julho, 23 pessoas no município de União do Oeste. Em junho, o projeto treinou 25 pessoas em Mondaí e o curso ainda será ministrado em Jardinópolis.

Todos os participantes do curso em União do Oeste, cidade de cinco mil habitantes, com 32 horas/aula e duração de três dias, já atuam como cuidadores de famílias com doentes em casa, revela Bernardette Kreutz Erdtmann, diretora de Extensão da Udesc Oeste e coordenadora do programa. O curso é ministrado por acadêmicos de Enfermagem e pelas professoras Bernadette, Eliana Buss e Maria Luiza Brum.

Segundo Bernadette, o foco do projeto, que é uma ação do programa de extensão Educação e Saúde, do curso de Enfermagem, é a família do idoso que necessita de cuidados, além do cuidador. Segunda ela, a faixa etária dos participantes varia de 40 a 50 anos e alguns participam do curso apenas para se cuidar. Mas o maior desafio do projeto, de acordo com a professora, é capacitar pessoas para cuidar de idosos com o Alzheimer, doença degenerativa e incurável.

Conceitos de envelhecimento, classificação brasileira de ocupações, o contexto familiar do idoso, a necessidade de cuidados com a alimentação, hidratação e higiene, anatomia e fisiologia do envelhecimento, as doenças comuns do idoso, vestuário, o conforto do idoso, mobilidade e segurança, a dor do idoso, demência senil, comportamento, os cuidados específicos com os portadores de Alzheimer e com a família, doença de Parkinson, diabetes Melitus, hipertensão e tanatologia da morte, são temas abordados durante a capacitação de cuidadores.

O projeto

Em três anos de existência, o projeto já treinou cerca de 350 pessoas em dez municípios do Oeste e da Serra de SC em 15 cursos com média de 25 pessoas cada. Segundo Bernadette, além de familiares, os cursos geralmente são freqüentados também por assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde e professores de educação física.

A professora informou que as ações do projeto de extensão da Udesc Oeste ajudaram a criar, em 2012, uma associação de cuidadores de idosos em Pinhalzinho, a única de Santa Catarina. No Brasil, a primeira entidade a ser fundada foi a Associação de Cuidadores de Idosos de Minas Gerais

A diretora de Extensão da Udesc Oeste diz que, apesar das ações da universidade, há ainda uma carência de cursos de capacitação de cuidadores na região. “Há uma demanda muito grande, e os que exercem a profissão ainda o fazem na base da improvisação e intuição”. Bernadette garante que, após o curso, os cuidadores mudam completamente a maneira de atuar.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support