Projeto de extensão da Udesc Oeste ajuda motoristas de Chapecó a prevenir doenças cardiovasculares
O curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolveu projeto de extensão que incentiva motoristas de caminhão, de taxi e de ônibus de Chapecó a prevenir fatores de risco das doenças cardiovasculares com a verificação da pressão arterial, circunferência abdominal, medição do peso e altura.
“Escolhemos essas pessoas porque pertencem a um grupo mais sedentário e quase não têm tempo para desenvolver atividades físicas”, disse a professora da Udesc Oeste Olvani Martins da Silva, mestre em Terapia Intensiva.
Segundo ela, essa atividade teve grande êxito e gerou participações em empresas e ação nas ruas com visitas aos motoristas para prestar informações sobre os riscos de doenças cardiovasculares.
O projeto começou em 2012 e, no ano seguinte, foi incorporado ao um outro programa de extensão denominado Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis, que visou reforçar as estratégias já existentes propostas pelo Ministério da Saúde sobre redução e combate a doenças crônicas.
Essa mudança gerou outras ações e uma delas teve como meta o cuidado humanizado em pacientes com câncer em bases comunitárias e domicilares de Chapecó.
A atividade foi desenvolvida inicialmente em um restaurante popular da cidade com ajuda de acadêmicos do curso de Enfermagem. “Optamos por esse local porque havia grande aglomeração de pessoas o que possibilitou abordar esses inidivíduos fora do seu horário de trabalho”, explicou a professora Olvani Martins da Silva.
No local os estudantes realizaram exposição de vídeos com imagens e áudio com informações sobre doenças cardiovasculares e de alimentação, sinais e sintomas de patologias comuns como hipertensão e diabetes e cuidados em geral.
Eles também esclareceram dúvidas com a distribuição de folders, realizaram aferição da pressão arterial, medição da estatura, peso, circunferência abdominal e índice de massa corporal.
A atividade também foi desenvolvida no intervalo dos trabalhadores num frigorífico de Chapecó.
Doenças cardiovasculares
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculaes são as principais causas de morte no mundo. No Brasil, a entidade calcula que morrem 300 mil pessoas por ano com um óbito a cada dois minutos.
Várias enfermidades integram as doenças cardiovasculares, e as quatro principais são infarto agudo do miocárdio (falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco), doença vascular periférica (depósito de gordura com obstrução das árterias periféricas do corpo), acidente vascular cerebral (obstrução do vaso cerebral intracraniano) e morte súbíta.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143