Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Projeto de extensão da...

Projeto de extensão da Udesc Ibirama já ministrou cursos de informática para cerca de 240 pessoas

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, oferece desde 2008 o projeto de extensão Informática para Todos, com ações de inclusão digital voltadas a adolescentes, pessoas acima de 40 anos e agricultores. Nesses cinco anos e meio, o programa já ministrou cursos para cerca de 150 adolescentes, 80 pessoas com idades a partir dos 40 anos e nove agricultores.

Atualmente, o projeto, coordenado pelo professor Geraldo Menegazzo Varela, mantém uma turma de 20 adolescentes com idades de 13 a 16 anos, que frequentam o ensino fundamental em Ibirama. As aulas são ministradas no período da manhã e, para o segundo semestre, deverão ser criados mais duas turmas, também com 20 adolescentes cada, no período vespertino.

O programa do Departamento de Sistemas de Informação mantém também uma turma de dez alunos formada por pessoas acima de 40 anos. “Estamos tentando formar outra turma para o segundo semestre”, diz Geraldo Varela. O atual grupo é formado também por pessoas com idades que variam de 70 a 75 anos, lembra o professor da Udesc Ibirama.

Agricultores
O coordenador do projeto Informática para Todos diz que as ações de inclusão digital voltadas ao agricultor da região de Ibirama não obtiveram êxito por falta de infraestrutura. “Só conseguimos formar uma turma de nove alunos no segundo semestre de 2012, no município de Dona Emma”, diz Geraldo Varela.

Um dos problemas é conseguir bolsista que resida no local do curso e com conhecimentos de informática. Além disso, existem dificuldades para montar um laboratório móvel com equipamentos de informática. “Fizemos um pedido à Receita Federal, mas não obtivemos resposta”, afirmou.

O projeto
O projeto de extensão ministra aulas teóricas e práticas sobre internet, o sistema operacional Windows e os programas Word e Excel. Os cursos são ministrados na Udesc Ibirama com a utilização dos laboratórios de informática do centro. As aulas ocorrem uma vez por semana.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support