Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Projeto de extensão da...

Projeto de extensão da Udesc Ibirama capacita coordenadores voluntários de grupos de idosos

O projeto de extensão Voluntários com Alegria, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, capacitou cerca de 30 coordenadores voluntários de grupos da terceira idade do município de Presidente Getúlio, a maioria entre 60 e 80 anos.

A capacitação foi realizada pelo professor Marino Luiz Eyerkaufer, mestre em Ciências Contábeis e doutorando em Engenharia de Produção, e pela servidora Fanni Wippel, psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas, todos da Udesc Ibirama.

Segundo Fanni, cada bairro da cidade tem seu próprio grupo da terceira idade, que é coordenado por um idoso voluntário. “Muitas vezes faltam a esses voluntários conhecimentos necessários para gerir o grupo, que são repassados pelo projeto”, explica.

Durante a capacitação de um dia, os professores abordaram temas como gestão de grupos e de conflitos, negociação, liderança participativa, resistência à mudanças, criatividade, comunicação e qualidade de vida. Foram utilizados vídeos e dinâmicas de trabalho sobre cada tema apresentado e “muita música para descontrair os participantes”, diz Fanni.

De acordo com a psicóloga, a maioria dos grupos desenvolve a mesma atividade nos encontros, “o que não é ideal, já que acaba prejudicando o envolvimento de outros idosos que não se identificam com as ações realizadas”.

Com a capacitação, acrescenta ela, os coordenadores ficam mais preparados para lidar principalmente com as resistências às mudanças e com a inclusão de novas atividades no grupo.

Encontro
O projeto Voluntários com Alegria participará da festa anual da terceira idade em Presidente Getúlio, em 26 de setembro, com a realização de jogos e repasse de informações sobre atividade física e doenças. O encontro, que deverá reunir os idosos do município, terá exposição de artesanato com material reciclado, elaborado com ajuda do projeto da Udesc Ibirama.

O artesanato é montado com lixo reciclável como latas de conserva, potes de margarina, caixas de leite e garrafas pet, coletados na região de Ibirama. A atividade é desenvolvida por bolsistas em oficinas com grupos da terceira idade e associações de excepcionais.

Por meio de técnicas repassadas pelo projeto Voluntários com Alegria, uma caixa de leite pode ser transformada em guarda-moedas ou um vaso de flor, um brinquedo para criança com uma garrafa pet ou ainda um porta-talhares, canetas ou luminárias com uma lata.

O projeto de extensão Voluntários com Alegria objetiva estimular a prática de serviço voluntário na comunidade acadêmica e também na externa em municípios da região de Ibirama “para levar, por meio de atividades ligadas ao esporte, cultura, artesanato e informação, mais alegria aos grupos da terceira idade”, diz Fanni Wippel.

Leia mais:
8/4/2013 – Projeto Voluntários com Alegria, da Udesc Ibirama, transforma lixo reciclável em produtos artesanais

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support