Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto de escola de...

Projeto de escola de Campo Alegre é o grande vencedor do 3º Acampamento Científico do Nordeste Brasileiro


Fotos: Nery Nader Jr./ADR Mafra

“Identificação de fungos liquenizados presentes nos troncos de Araucaria angustifolia da região de Campo Alegre – Santa Catarina”. O nome do projeto é longo, mas as alunas Aline Franke e Carla Roberta Detroz Vieira, do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Lebon Régis, de Campo Alegre, tratam logo de explicar o que ele significa.

“Os fungos liquenizados são associações simbióticas entre um fungo e uma alga. Estas associações resultam em talos que estão presentes principalmente em áreas úmidas e com boa iluminação. Muita gente confunde até com aqueles musgos que têm nas árvores”, esclarece Aline. Em seguida, Carla explica a escolha da Araucária para a realização do projeto. “Principalmente por ela ser uma árvore muito presente na região, e também pelas grandes possibilidades de encontrar nela os fungos liquenizados”, destacou.

Este projeto, que começou a ser delineado há um ano, recebeu em 2017 o terceiro lugar na  Feira Brasileira de Iniciação Científica, em Jaraguá do Sul, na área de Ciências Biológicas, sendo credenciado para o 3º ACAMCINOBR – Acampamento Científico do Nordeste Brasileiro, realizado entre os dias 18 e 20 de abril de 2018, na cidade de Portalegre, Rio Grande do Norte.

No evento, as alunas receberam o primeiro lugar na categoria de Ciências Biológicas e o primeiro lugar geral. Aline disse que a experiência foi muito diferenciada, principalmente pela cultura e gastronomia. “Ela permitiu conhecer novas pessoas e compartilhar os nossos conhecimentos”, completou. “O que chamou bastante a atenção foi a hospitalidade dos nordestinos. E a feira agregou bastante pelo fato de entrarmos em contato com um povo totalmente diferente, com cultura diferente, e que mesmo assim não impediu de termos uma boa convivência”, complementou Carla.

joomplu:36776

Com o resultado alcançado no Rio Grande do Norte, as alunas se credenciaram para a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a maior do gênero na América Latina, que será realizada em março de 2019. “Agora vamos partir para as análises químicas e, a partir disso, podemos descobrir muitas coisas, desde as espécies dos fungos liquenizados até as suas utilidades. A gente quer se aprofundar bastante para alcançar uma boa classificação tanto na FEBIC 2018 quanto na FEBRACE 2019”, destacou Carla.

Os professores orientadores, Thiago Alex Dreveck, de Biologia, e Luana Pachechne, de química, explicaram que as feiras de iniciação científica diferem das mostras científicas, pois a iniciação vale-se da aplicação do método científico, dentro das normas técnicas brasileiras, exigindo a sistematização de ideias e a apresentação de resultados.

joomplu:36771

O Projeto Científico          

As alunas explicaram que escolheram o tema, dentre as várias opções apresentadas pelos professores, movidas pela curiosidade despertada em relação aos fungos liquenizados. Elas verificaram a quase completa ausência deliteratuira e de pesquisas específicas sobre líquens em araucárias.

A partir das leituras elas definiram a metodologia, que consistiu nas saídas de campo e na coleta dos fungos liquenizados em três áreas selecionadas – na região central de Campo Alegre, às margens da rodovia e em um ponto mais afastado do centro urbano. Foram escolhidas 20 árvores por área.

Na etapa seguinte, as alunas fizeram a classificação visual em um mural virtual (padlet) a partir dos tipos de talo e de substratos. Os resultados apontaram para um aumento na variedade de espécies em áreas menos urbanizadas. Com a efetivação da próxima etapa do projeto, envolvendo as análises químicas para a identificação das espécies, as alunas esperam colaborar nas discussões futuras a respeito da conservação dos fungos liquenizados, suas interações com outras espécies, a importância como bioindicadores da qualidade do ar, além de aplicações práticas como cosméticos, corantes e até medicamentos, inclusive no tratamento do cálculo renal.

joomplu:36772

Incentivo e repercussão

O diretor Paulo Meister destacou a importância do incentivo escolar para fazer com que o aluno saia da sua zona de conforto, expandindo o seu conhecimento. Ele lembrou que, após uma resistência inicial, as alunas acreditaram, junto com os professores, no projeto. “O incentivo dos professores à curiosidade, à busca, à teimosia, ao aperfeiçoamento do conhecimento fez com que elas acreditassem no projeto”, salientou.

“A escola abraçou a causa também na questão financeira. Buscamos apoio junto à Gerência de Educação da ADR Mafra, que viabilizou a viagem, passagens e estadia, e à Prefeitura, que efetivou os translados necessários, sendo que as inscrições foram bancadas pela APP da escola. Nada mais justo para elas que lutaram e batalharam para chegar aonde chegaram”, finalizou.

“Os alunos e professores envolvidos no projeto projetaram o nome da escola no cenário nacional”, enfatizou a gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Eliane Hübl. “A Gerência de Educação e a ADR trabalharam por aproximadamente três meses para que o projeto se concretizasse. Enquanto a escola trabalho no projeto sob o ponto de vista pedagógico, nós operacionalizamos os procedimentos administrativos para viabilizar a ideia”, finalizou.

O secretário executivo da ADR de Mafra, Abel Schroeder, parabenizou as alunas, bem como os professores e o diretor que trabalharam no projeto. “Sem dúvida alguma é uma grande conquista não só para a escola Lebon Régis, mas também para o estado de Santa Catarina”, enfatizou.

Na terça-feira, 24, Carla e Aline realizaram duas apresentações do projeto para todos os seus colegas da EEB Lebon Régis – no turno matutino e vespertino. A expectativa é que o resultado alcançado pelas alunas aguce a curiosidade de outros jovens para que eles possam também abraçar a descoberta e a pesquisa.

Esta paixão pelo conhecimento já parece fazer parte da rotina das duas vencedoras. Na entrevista com elas, uma última pergunta buscou descobrir se ambas já definiram o caminho que vão seguir no final do ano, nos processos seletivos e vestibulares que vão prestar. As duas reveleram que reviram as suas escolhas e agora vão optar por profissões que se relacionam com a química e a biologia, matérias que direcionaram as suas pesquisas e apontaram novos caminhos para as suas vidas.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail:
imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support