Projeto de equoterapia financiado pelo FIA/SC ajuda no desenvolvimento de alunos da Apae de Laguna
Um projeto de equoterapia financiado pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) de Santa Catarina tem auxiliado no desenvolvimento intelectual e motor de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laguna, no Sul do estado. A instituição foi contemplada com R$ 121.500,00, valor que possibilitou o atendimento de 48 estudantes.
As sessões são realizadas no Centro de Equoterapia Ecosonhos que conta com uma equipe completa de profissionais desde fisioterapeuta, psicólogo, equoterapeuta, equitador, psicopedagoga e auxiliares. Além de pagar a equipe, os recursos do FIA também proporcionaram a compra de equipamentos de segurança, materiais pedagógicos e até uniformes que são utilizados pelas crianças.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, revela que, ao todo, o último edital do FIA beneficiou 43 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a execução de projetos em diversas regiões do estado voltados à infância e adolescência, somando quase R$ 6 milhões em recursos destinados. “Esse recurso está fazendo a diferença para centenas de crianças e adolescentes beneficiados por esses projetos e já estamos trabalhando para lançar um novo edital do FIA e contemplar ainda mais instituições”, ressaltou.
A diretora da escola, Emeline Ramos Feuser Gruner, explica que durante os 50 anos de história, a Apae de Laguna vem implementado ações e novas técnicas terapêuticas buscando a melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e afirma que a equoterapia tem trazido excelentes resultados. “Já estamos vendo o avanço em cada sessão, a melhora do equilíbrio e da postura, estimulação cognitiva, sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa, desenvolvimento respiratório e motor. A equoterapia também facilita a adaptação ao meio proporcionando para eles maior independência nas atividades diárias, melhorando a qualidade de vida dos nossos alunos”, pontua.
Ela completa dizendo que a equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas da saúde e educação buscando o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência. Emeline destaca que entre os alunos beneficiados com o projeto estão pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência intelectual, além de autismo.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto Helena Marquardt / Ascom SAS
Foto: Divulgação/ Apae de Laguna
(48) 3664-0916